Como abrir uma empresa prestadora de serviços para empresas e residências
Uma empresa prestadora de serviços de Natureza Jurídica (PJ) cuja atividade econômica seja a de prestar serviços. Em outras palavras, é qualquer empresa cujo lucro obtido provenha da exclusiva prestação de serviços, que é caracterizada pela obrigação de fazer algo a alguém mediante remuneração.
Para abrir uma prestadora de serviços é uma alternativa muito utilizada atualmente, tendo em vista a impossibilidade do vínculo empregatício entre a contratante e o prestador de serviços, já que este último se trata de Pessoa Jurídica (PJ), impossibilitando, portanto, a geração de encargos trabalhistas, como o FGTS, por exemplo.
Qualquer pessoa especializada em um tipo de serviço pode montar uma empresa de prestação de serviços .
Um prestador de serviços online não precisa ser diplomado, basta que tenha experiência, talento e, alguma habilidade específica.
No entanto, algumas empresas precisam de profissionais parar exercer atividades de profissão regulamentada, como por exemplo: Contadores, Médicos, Advogados, Engenheiros, Corretores. Nesse caso, além de fazer os registros nos órgãos competentes do município, estado e país, devem, também, fazer o registro da Empresa de serviços no seu órgão de classe competente.
O que você precisa para abrir sua prestadora de serviços
Siga esse passo a passo
Deve-se fazer a consulta de viabilidade via REGIN, que é um sistema integrado de cadastro, que centraliza na Junta comercial a entrada das informações cadastrais das empresas em nível Federal, Estadual e Municipal.
O Pedido de Viabilidade proporciona ao empresário uma consulta no município.
Para empresa Prestação de Serviços – elaborar o contrato social ou o requerimento de empresário e registrá-lo na Junta comercial do Estado.
Concomitantemente, precisa dar entrada no CNPJ através do Documento Básico de Entrada (DBE), cujo software está disponível no site da Receita Federal Acessar o site da receita federal.
O custo da taxa para a inscrição estadual varia de acordo com o tipo de prestação, pode ser mais cara, por exemplo, no caso de a empresa também revender alguma mercadoria.
Após a liberação do contrato social, do CNPJ e da inscrição estadual, deve-se providenciar o registro da empresa na prefeitura municipal para requerer o alvará municipal de funcionamento e o sanitário, se for o caso.
Cada município possui uma tabela de preços. É importante verificar na central de atendimento ao contribuinte de seu município os custos envolvidos na abertura de empresa.
Quando a empresa possuir a inscrição municipal ela estará apta para funcionar regularmente.
Prazos de Abertura
A fase cadastral da empresa é definida de acordo com a disponibilidade e a agenda dos órgãos competentes, variando de 5 a 25 dias úteis, a partir do registro na Junta Comercial ou Cartório.
Prazos para abertura de uma empresa de serviços individual, é de 5 dias uteis, as vezes pode depender de estado para estado.
Dicas Tributárias
Para esse tipo de atividade temos dois tipos de tributação que podem ser aderido pela empresa. Simples Nacional – Tipo de tributação com alíquotas reduzidas para empresas que faturam de no máximo R$ 2.400.000,00 ao ano.
Como abrir uma empresa de prestação de serviços
Defina o nome empresarial
O nome da empresa transmite a primeira mensagem que você quer passar, e pode representar através de uma só palavra o sentido do seu trabalho.
Portanto, avalie as melhores opções e, caso tenha dúvidas, busque opiniões de pessoas que possam contribuir com seu processo criativo.
Plano de Marketing
O momento atual exige a utilização de ferramentas e estratégias de marketing para fazer parte do seu plano de negócio, e garantir que ele traga resultados.
Utilizando redes sociais e outras ferramentas, é possível elaborar uma boa estratégia sem precisar ter ideias mirabolantes que as fazem resultar em enormes gastos. Aprenda a jogar com as cartas que você tem.
Plano de negócio para sua empresa de prestação de serviços
No plano de negócio, é onde você vai estruturar todas as necessidades e ideias que possui acerca do projeto. Aqui também é importante considerar as metas futuras da empresa, que determinará a direção para onde o seu negócio está indo.
CNPJ e Alvará de Funcionamento
Além de se atentar aos documentos e trâmites necessários para a abertura da sua empresa, você também deve pesquisar a respeito do tipo de empresa que deseja abrir, e em qual categoria ela se encaixa.
Além disso, não se esqueça de obter o alvará de funcionamento. Afinal de contas, ele garantirá que o seu negócio está de acordo com o que é exigido pela lei.
Trâmites jurídicos para abrir uma empresa de prestação de serviços
Cada nicho possui suas diretrizes, e antes que você possa considerar a abertura de um negócio, é importante que se informe sobre o que será necessário para que sua empresa de prestação de serviços funcione de acordo com a lei.
Pois é importante lembrar que, caso as exigências legais não sejam cumpridas, você poderá ter problemas sérios.
A Criação de uma Equipe
Considere a criação de uma equipe quando for reunir o montante do seu capital de investimento. Afinal, por mais pequena que a empresa seja, ao menos um ou dois colaboradores poderão fazer a diferença no andamento do negócio.
Além disso, é importante definir em quais áreas será mais estratégico a inclusão desses profissionais.
Contrate um contador
Muitas empresas de pequeno a grande porte, possuem acordos com escritórios de contabilidade para assegurar a legalidade de suas transações e burocracias.
Portanto, se essa for uma opção viável para você, já comece fazendo uma lista de possíveis escritórios e profissionais que poderão te auxiliar.
Há muita coisa para colocar no papel antes de iniciar esse processo de abertura de empresa. Por isso, lembre-se de manter-se bem informado para que não cometa erros, e possa atingir suas metas com maestria.