Seja um clínico geral, ou um médico especialista em medicina geral e familiar, ou mesmo um médico especialista em medicina interna, os médicos são frequentemente vistos pela sociedade como generalistas. A história da medicina sempre foi inseparável dessa imagem do clínico geral.
No início, os médicos eram médicos. O desenvolvimento da sociedade e da medicina determina o surgimento de especialidades. Os médicos interessados em determinadas áreas se especializam em áreas específicas, aprimorando conhecimentos e habilidades em constante desenvolvimento.
A Medicina, enquanto disciplina com áreas de conhecimento, atitudes e prática inerentes e únicas, tem vindo a desenvolver-se no sentido da especialização. Sabemos hoje que cada área de especialização segue um ritmo acelerado de desenvolvimento e abre novas oportunidades de especialização que, em teoria, parecem infinitas. O que sabemos hoje é diferente de ontem, e amanhã será diferente.
Qual é a diferença entre um especialista e um generalista?
Um GP é alguém que se especializa em clínico geral ou saúde da família. Ele é capaz de fazer um diagnóstico e direcionar os cuidados mais gerais, avaliando o paciente de forma mais abrangente, sem ter que olhar para áreas específicas.
Um especialista, por outro lado, foca em uma área específica da medicina e é capaz de cuidar de pacientes com problemas nessa área de sua pesquisa.
Leia também
A importância de um Médico Generalista
Pode trabalhar em turnos para identificar doenças simples sem a necessidade de conhecimento especializado para tratar e diagnosticar com precisão certos tipos de problemas. Desempenha um papel importante, especialmente para a medicina de família em áreas carentes, dedicada ao cuidado holístico do indivíduo, mesmo com a atuação de outros especialistas.
Muitas vezes, eles focam na saúde domiciliar e trabalham com o SUS em locais mais simples. Eles também costumam trabalhar em turnos para prestar atendimento no pronto-socorro, na sala de parto ou na unidade de terapia intensiva.
Médico generalista: o que é ?
Após concluir o curso de medicina, o profissional obtém seu cartão CRM (Conselho Regional de Medicina) e pode começar a exercer a profissão.
Neste ponto, todo médico é um generalista. Isso significava que ele decidiu não seguir uma carreira de especialista ou adiar o processo.
Esses profissionais têm uma compreensão abrangente dos pacientes que atendem e podem fornecer orientações sobre prevenção e tratamento. No geral, os generalistas prestam cuidados primários, mas podem ser responsáveis pela detecção de doenças crônicas, por exemplo. Normalmente, ele será responsável por encaminhar o paciente a um especialista, se necessário.
Esse médico pode cuidar de pacientes em todas as fases da vida e, em alguns casos, construir relacionamentos duradouros de atendimento ao paciente.
O que é um clínico geral?
Bem, para entender a diferença entre um GP e um GP, precisamos dar o próximo passo. Se, após a formação médica, o profissional decidir fazer residência em medicina interna, especializa-se em clínica geral.
Mesmo como clínico, ainda é possível subespecializar em qualquer área da medicina, como oncologia, pneumologia, cardiologia, geriatria, etc.
O clínico geral é capaz de avaliar a condição do paciente e encaminhá-lo ao especialista mais adequado. Por exemplo, duas pessoas se queixaram de dores de cabeça. Após exame, os médicos perceberam que o 1° apresentava um tumor na região, enquanto o outro estava desidratado. Dessa forma, você pode direcionar cada pessoa para o tratamento ou especialista mais adequado.
Este é um tipo de trabalho muito procurado. De acordo com a Pesquisa Populacional Médica 2020, realizada em conjunto pela Universidade de São Paulo (USP) e pelo Conselho Federal de Medicina, os clínicos gerais representam 11,3% dos especialistas brasileiros, a maior concentração de uma especialidade.
Mercado de trabalho
Escolher se tornar um especialista ou um GP também exige entender o mercado de trabalho para ambos.
É possível, dados os valores, que os médicos sejam pagos em média, porém, em uma pesquisa de 2020 do site de notícias médicas Medscape, os especialistas ganhavam 24% a mais que os clínicos gerais.
Se um especialista quer se destacar em sua especialidade, deve ficar atento às especialidades menos escolhidas no país onde vai trabalhar, como no Brasil, a geriatria. Se você quiser escolher uma especialidade com base no salário, os cirurgiões plásticos são os mais bem pagos.
Agora que você já sabe a diferença entre as duas formas de atuação, pode decidir qual escolher: um especialista ou um clínico geral. Então dê uma olhada no nosso site e conheça os cursos para quem já fez faculdade de medicina!
A Faculdade de Medicina da San Casa de São Paulo (FCMSCSP) oferece uma variedade de programas na área da saúde, incluindo programas especializados