5 dicas para conseguir o melhor ponto comercial para abrir uma empresa!

Está pronto para abrir a sua empresa em um espaço físico, e quer entender como escolher o melhor ponto comercial para abrir uma empresa?

A escolha de um espaço físico para usar como comércio, deve ser extremamente bem pensada e calculada. Afinal, a localização é uma das primeiras peças para garantir o sucesso das suas vendas.

A depender de onde for o local para o espaço físico da empresa, os resultados podem sair positivos ou negativos. Sim! Essa escolha interfere diretamente no nível de vendas que o seu negócio terá.

Por isso, é determinante investir em uma boa infraestrutura e em uma propaganda de qualidade.

Por exemplo, se o seu negócio for exclusivo para venda de peças de vestuário, faz muito mais sentido colocá-lo no centro da cidade ou em avenidas movimentadas.

Contudo, se optar por colocá-lo em ruas onde predominam instituições escolares, por exemplo, você não terá a mesma quantidade de vendas.

Por isso, separamos uma lista com os cinco passos essenciais para quem deseja obter sucesso de vendas com a abertura da sua empresa física. Confira a seguir!

Como escolher o melhor ponto comercial para abrir uma empresa? Saiba os cinco passos infalíveis!

Você fez a pesquisa de campo, viu o que o mercado estava precisando, decidiu abrir o seu negócio, foi atrás de todos os documentos jurídicos, e, agora, qual é o próximo passo?

O próximo passo é decidir o melhor ponto. Mas, calma! Não é apenas ir atrás de um local aleatório para alugar ou comprar, e começar a montar a sua empresa.

É essencial pensar e definir o ponto ideal para qualquer comércio de maneira estratégica. Por isso, separamos os cinco passos básicos, para que o seu negócio sempre esteja lucrando com vendas cada vez maiores mensalmente.

Vamos lá?

Conheça o seu público alvo

Como citamos em um exemplo logo acima, o público-alvo que será 90% da sua clientela do dia a dia, precisa ser muito bem estabelecido.

Desse modo, conheça os lugares que eles costumam frequentar, o gênero da maioria dos seus consumidores, a faixa etária, renda mensal, potencial de consumo. Enfim, monte todo um planejamento baseado exclusivamente em seu público-alvo.

Saber com 100% quem se quer atingir com os seus produtos, é essencial para saber quais os próximos passos. Por exemplo, se a sua empresa for de vendas de roupas para academia, faz sentido que ela esteja localizada perto de academias.

Afinal de contas, potenciais clientes, ao saírem da academia, estarão de frente para a sua loja e serão levados, automaticamente, a pensar em comprar roupas para frequentar o espaço.

Busque por regiões que a grande parte do seu público consumidor frequente, e que seja a cara deles. Se o público tiver uma renda mais alta, procure espaços que atendam isso, pois, logo, ele estará lá frequentando, e se encontrará com a sua loja.

5 dicas para conseguir o melhor ponto comercial para abrir uma empresa

Visibilidade: cuidado com obstáculos que cubram a visão da loja

O segundo ponto a se levar em consideração é a importância de estar em um local com uma ampla visão.

A visibilidade da empresa é diferente para quem chega de carro, para quem chega a pé e para quem chega de ônibus. Portanto, ela precisa estar livre de possíveis obstruções e poluição visual.

Fique atento a obstáculos, como bancas de jornais, fiação e árvores. Tente pensar em todos os pontos de vista que o possível cliente pode ter.

Do alto de um ônibus, por exemplo, se as promoções estiverem em letra pequena, o cliente não conseguirá visualizar.

Falando em ônibus, tome cuidado, também, com pontos de circulares. Pois as aglomerações geradas pela população, podem comprometer a fachada do comércio. Prefira locais que tenham o mesmo nível da rua e sem recuos.

Caso a sua empresa seja dentro de um shopping ou alguma unidade com diversas outras lojas, prefira sempre os pontos mais próximos à entrada principal, escadas rolantes, praças de alimentação ou lojas-âncoras.

Uma dica valiosa é solicitar ao corretor ou o alugador do local, diversas fotografias da vizinhança, e analisar todos os pontos que citamos no decorrer deste post.

Acessibilidade

De nada vale um ótimo ponto, com bastante visibilidade, mas com complicações para chegar à sua loja.

Preste atenção em como o seu cliente irá chegar até a sua empresa. Cuidado com avenidas muito movimentadas, com ausência de faixa e dificuldade de conseguir um estacionamento.

Ofereça estacionamentos para bicicletas e veículos, pois isso atrai imediatamente muitos clientes se sentirão seguros, para ir até a sua loja. Pois uma vaga estará garantida para ele.

Visite o local antes de alugá-lo em todos os horários comerciais. Dessa maneira, você saberá sobre o que deve manter e o que deve mudar.

Evite locais que causem inseguranças. São eles: praças mal iluminadas, corredores sem saída, movimentação nula, e tudo que possa causar segundos pensamentos ao seu futuro cliente.

Ponto comercial no caminho do seu público

O posicionamento dentro do quarteirão, é outro fator de extrema importância para se analisar. A dica infalível de ouro é: prefira sempre pelas esquinas! Mas, calma! Pois ainda deve-se analisar qual esquina realmente vale a pena.

Uma esquina B é a escolha correta. Pois o potencial cliente pode ficar parado no semáforo e acaba olhando distraidamente para a sua loja.

Quem está passando pelo quarteirão verá duas faixas ao invés de apenas uma, como é o caso da esquina A. E, por fim, a esquina B capta a atenção tanto do lado esquerdo, quanto do direito.

Atente-se ao fluxo de pessoas

Nossa última dica é estar saber por onde as pessoas mais passam. Sim, perceba o local onde as pessoas mais circulam pelas ruas.

Observe os polos geradores de tráfego. Em outras palavras, os estabelecimentos que oferecem serviços essenciais, como shoppings, mercados, faculdades e bancos.

Pela lógica, um local que tenha qualquer um desses, sempre terá pessoas se movimentando ao redor, pessoas essas que podem tornar-se seus clientes.

Chegamos ao final deste post. Contudo, caso tenha ficado alguma dúvida, não hesite em entrar em contato conosco ou deixar o seu comentário abaixo. Até o próximo!

Rolar para cima