Algumas maneiras de abrir firma pela internet

Trabalhar por conta própria e não ter mais um patrão cobrando atitudes e metas a serem cumpridas é o desejo de inúmeras pessoas. E com a crise econômica que o país está passando a quantidade de trabalhador que está desempregado aumentou consideravelmente. Como encontrar outro emprego não está nada fácil a saída que muitos encontram é abrir uma firma individual.

A firma individual tem registro na Junta Comercial e seu proprietário é uma pessoa que trabalha com serviços que não dependem de graduação superior para que seja desempenhada ou que trabalha no comércio. Nesse tipo de empresa os sócios não são admitidos e ela é representada pelo titular da mesma.

A abertura da firma individual pode ser feita online e de forma gratuita. Para isso, é preciso que ela seja registrada na junta comercial do município, esteja inscrita nos órgãos correspondentes (se for o caso) para ter o CNPJ e também na Fazenda Estadual e na Prefeitura que concede as licenças para que funcione como é o caso do alvará ambiental, alvará sanitário entre outros.

O que é preciso para abrir uma firma individual

O primeiro passo a ser dado por quem deseja abrir o empreendimento é definir o nome do mesmo para que seja feito o registro na Junta Comercial. Mas antes é preciso fazer uma boa pesquisa para se certificar que nenhuma empresa usa um nome semelhante ou o mesmo. Em seguida, é preciso preencher o formulário de Registro de Empresário Individual e se enquadrar como ME, Microempresa, ou como EPP, Empresa de Pequeno Porte.

O próximo passo é fazer o cadastro de pessoa jurídica que é o CNPJ. Nesse caso, a solicitação deve ser feita na Receita Federal. O CNPJ serve como base para que a fiscalização seja feita e os impostos calculados. Isso depende se a empresa se enquadra como uma prestadora de serviço, um comércio entre outros.

Também é necessário fazer a inscrição na fazenda estadual que é semelhante ao funcionamento do CNPJ. Mas somente as empresas que trabalham com produtos e que precisam recolher o ICMS é que vão precisar dessa inscrição. As empresas que prestam serviço estão isentas.

É preciso ter a autorização da prefeitura municipal que a empresa funcionará, ou seja, conseguir o alvará de funcionamento. É para a prefeitura que o ISSQN é recolhido. Esse imposto é mensal e é recolhido sobre o valor das notas fiscais.

Tributação da empresa individual

A firma individual agora é chamada de empresa individual. Nesse tipo de empresa há três tipos de tributação que pode ser inserida: o Lucro Real, o Lucro Presumido e o Simples Nacional. Boa parte das empresas prefere o Simples por ser um tipo de regime unificado que recolhe os impostos.

A tributação depende do porte da empresa, ou seja, se ela é microempresa, empresa de pequeno porte, médio ou grande. Para que se faça o enquadramento correto da empresa individual um levantamento pode ser feito referente aos valores do faturamento e a quantidade de funcionários que ela possui.

COMPARTILHE

Acessoria especializada no seu seguimento 

Dúvidas?
Entre em contato

Acessoria especializada no seu seguimento

Conheça nossos planos

Dúvidas?
Entre em contato

Fale com um especialista
Rolar para cima