Abrir Empresa
Posso abrir uma empresa em Santo André,SP.
Localizada na Região do ABC, na região metropolitana de São Paulo, Santo André é um cidade muito desenvolvida, sendo a décima quinta cidade do país com maior índice de desenvolvimento e está entre as oito melhores cidades do Estado de São Paulo. Atualmente ela possui mais de 710 mil habitantes.
Também com área comercial ampliada, Santo André pode ser um ótimo lugar para quem tem o sonho de abrir sua própria empresa. Recentemente a prefeitura da cidade criou regras que acabaram facilitando o protocolo de abertura de novas empresas.
O primeiro passo para a abertura de uma empresa na cidade de Santo André é a escolha de um lugar apropriado para instalação do seu negócio, este espaço deve ser analisado e autorizado pela Lei de Zoneamento da cidade.
Após a escolha do local, a pessoa interessada em abrir a empresa deverá ter em mente qual serão a atividade e o setor aos qual a empresa vai trabalhar dessa maneira ele já pode ver em qual forma legal sua empresa vai se enquadrar.
Depois desse posicionamento, o empreendedor deverá conseguir todos os documentos úteis para a abertura do négocio . Procurar um contador é o ideal, somente ele vai resolver essa parte legal da abertura da empresa.
Alguns documentos não podem faltar, veja:
- Contrato social
- RG e CPF
- Requerimento padrão
- Ficha de cadastro nacional (FCN)
- Comprovante de pagamento ao DARF
Com esses documentos em mãos será possível fazer o CNPJ da empresa. Depois de todo esse processo o empreendedor deve procurar a Prefeitura de Santo André para que ela faça a liberação do alvará de funcionamento. Para isso os documentos necessários são:
- formulário próprio da Prefeitura
- consulta prévia de endereço aprovada
- cópia do CNPJ
- cópia do contrato social
- laudo dos órgãos de vistoria
Na parte de alvará, a prefeitura de Santo André autorizou leis que facilitam os tramites desse documento. Para as empresas que não oferecem risco a população elas poderão adquirir um alvará provisório.
Esse alvará pode ser entregue no prazo de cinco dias e o valor é de R$35,91 para empresas na área de comércio e prestação de serviços.
No entanto, o processo não finaliza no alvará. É necessário também a Inscrição Estadual e a autorização para lançar notas ficais. A inscrição estadual é feita na Receita Federal mais próxima do local da empresa e a autorização das notas fiscais é dada pela prefeitura.