Com certeza o sonho de um recém-formado na área de psicologia é abrir o seu próprio consultório e ter os seus clientes, já que essa é uma área que busca ajudar as pessoas com algum problema existencial.
No entanto abrir um consultório psicológico não algo que se possa fazer de imediato. É uma ação que requer paciência, pois há muita burocracia envolvida.
Em princípio, para a montagem da empresa na área de psicologia é necessário contratar um contador que seja especializado em setores da medicina, pois um contador especializado em médicos dará agilidade no esquema de abertura da empresa e procurará encaixar a empresa em cargas tributárias legais e impostos adequadamente baixos.
Veja abaixo algumas dicas interessantes a serem analisadas antes de abrir uma empresa individual para psicólogo:
1. Monte o consultório de psicologia num local bem situado
O local onde será aberta a empresa no ramo de psicologia deverá ser muito bem pensado. Se o consultório for num lugar bem localizado, no centro da cidade e com espaço para estacionamento com certeza será um grande diferencial, pois será mais fácil o ganho de clientes.
2. O consultório de psicologia precisa ter empresa instituída
Os planos de saúde, tão importantes nessa área de atuação, só garantem o cadastramento de empresas legalizadas. Nesse sentido é importante consultar um contador para ver a questão das tributações. Essa questão não só é importante para os planos de saúde, mais também para os psicólogos.
3. Encontre um escritório de contabilidade de confiança para o consultório de psicologia
Essa questão é muito importante, não só para consultórios de psicologias, mais para empresas de um modo geral. Poder contar com um contador experiente agiliza os tramites legais que a empresa poderá executar.
4. Credencie seu consultório psicológico em planos de saúde
No caso de funcionários, a função do contador será ainda mais importante, pois é esse profissional quem faz os registros e as folhas de pagamento dos funcionários.
Essa questão atrai muitos clientes, apesar de ter seu lado negativo, pois nem todos os planos de saúde pagam o valor correto e em alguns casos há atrasos de pagamento
Antes de fazer o credenciamento com determinado plano de saúde é importante buscar informações e ler com atenção as folhas contratuais.
5. Mantenha-se atual com tudo o que acontece na área da psicologia
Experiência e atualização são muito importantes para um profissional que vai abrir o seu negócio. No ramo da psicologia é necessário ter no mínimo dois anos de atuação na área para ser reconhecido.