Abrir uma empresa – Academia de lutas e artes marciais

Os cuidados com a saúde e com o corpo vêm crescendo a cada ano que passa e, quem pode aliar isso a um esporte, certamente não perde a oportunidade. É por isso que as academias de lutas ganham cada vez mais adeptos e também por este motivo, hoje falaremos sobre como montar uma empresa de academia de lutas.

Não há dúvidas de que as artes marciais são mesmo muito lucrativas, afinal, é grande o número de pessoas que recorrem aos exercícios físicos para cuidar da forma. Por isso o seu investimento pode ser uma forma de ganho certo!

Pensando justamente nisso é que você pode aprender como montar uma empresa de academia de lutas para começar a ter seus resultados de alta lucratividade. Então, veja os passos a seguir e garanta os melhores resultados.

Afinal, como montar uma empresa de academia de lutas?

Pois bem, é fato que as artes marciais são bastante populares no Brasil de uns anos para cá e são muitas as motivações para essa prática. Alguns fazem por causa da sua preocupação com a violência crescente nas grandes cidades.

Já outros procuram uma atividade para manter o corpo ativo e procuram algo que gostem, que seja prazeroso e até divertido.

Sendo assim, o fato é que não importa a motivação, mas sim que é cada vez maior o número de pessoas procurando por academias de luta. Por isso, se você está pensando em empreender nessa área, precisa fazer tudo certinho para ter um negócio de qualidade e com um bom lucro.

Dito isso, vamos ver a seguir algumas dicas de como montar uma empresa de academia de lutas:

  • Planejamento

A primeira coisa que você precisa saber é conhecer o meio, as academias já existentes, as instituições que ensinam os mais variados tipos de luta e suas especialidades.
Mesmo com uma concorrência grande, não tenha dúvidas de que você pode conquistar seu espaço abrigando mais de uma modalidade de luta.
Para isso, você vai precisar de um bom planejamento e organização, bem como contratar treinadores habilitados e toda uma equipe de suporte para o seu negócio.

  • Localização

Existem muitos fatores interligados entre si e que podem ser a garantia entre o sucesso e o fracasso total do seu empreendimento. Portanto, se você quer aprender como montar uma empresa de academia de lutas, saiba que é legal começar pensando na localização.
Pense que sua academia deve estar perto dos clientes, mas longe dos concorrentes, sendo o mais comum escolher bairros residenciais para a instalação da mesma.

  • Concorrência

Vale lembrar ainda que é de suma importância conhecer a sua concorrência, lembrando que em algumas cidades ela pode ser bem alta e intensa. Portanto, tenha em mente que você não pode ser apenas mais um e que tem de fazer algo para garantir a sua fatia do mercado.
Vale lembrar ainda que a localização, nesse caso, pode ser um fator chave para que você possa driblar a concorrência.

  • Estrutura

Primeiramente, saiba que cada tipo de luta exigirá uma estrutura diferente, com especificações de materiais próprios. No entanto, alguns itens básicos para todas são tatame, espelho e instalação de som, por exemplo, além de luvas, sacos de pancadas e outros.


Mais do que isso, é importante considerar vestiários, bebedouros, recepção e outros detalhes que também fazem parte da estrutura.


Outro ponto fundamental é o tamanho do espaço, lembrando que algumas lutas são ensinadas em grupos enquanto outras são individuais.


Atente-se ainda para o local, pois algumas zonas são unicamente residenciais e você não poderá instalar um negócio lá.

  • Investimento

O valor do investimento inicial pode variar muito de acordo com o negócio que você pretende montar. Você vai abrigar diversos tipos de luta simultaneamente? O bairro é caro? O local já tem uma estrutura de vestiários ou você que terá de instalar?


No entanto, de uma forma geral, podemos dizer que o investimento inicial pode ficar em torno de R$50 mil para abrigar até duas aulas simultâneas, que significa duas salas completas.

  • Documentação

Os procedimentos de como montar uma empresa de academia de lutas são bem semelhantes ao da abertura de uma empresa normal. Você vai precisar tirar o CNPJ pela requisição de inscrição do empreendimento na prefeitura.
Também precisará de um alvará de licenciamento para poder recolher os impostos e funcionar dentro da lei e poder contratar funcionários.

Não esqueça que é essencial contratar um contador para ajudar nesse processo pois é ele que irá ajudar a realizar todos os procedimentos necessários para que sua empresa fique em dia!

  • Divulgação

Esse é outro passo essencial e ainda muito subestimado atualmente. Vale lembrar que hoje as redes sociais podem ser excelentes aliadas para uma divulgação gratuita e efetiva, então, uma boa dica é usá-las!

Pronto, agora você já sabe como montar uma empresa de academia de lutas e já pode começar a se planejar para isso!

Escritório de Contabilidade Olímpia
Rolar para cima