Passo a passo para abrir uma empresa de adesivos e vender online
O que você deve saber para abrir uma empresa especializada em adesivos? Neste artigo, você vai tomar conhecimento de todo o processo, parte documental, o que não pode esquecer, etc. Confira!
Sem dúvida o mercado de adesivos no Brasil é mais do que promissor. Ainda considerando este mercado, outros nichos também o acompanham, como copiadoras, potentes impressoras, design gráfico, etc., mas você sabe como abrir a sua empresa de adesivos?
Além da parte estrutural, local adequado, marketing, etc., ainda há de se considerar toda a “parte” legal, burocrática, por assim dizer. Claro que você terá, e deve ter mesmo, a presença de um contador que estará lhe auxiliando nisto.
Mas mesmo com ele, você precisa ter conhecimento do processo, inclusive para poder mensurar o dia certo para iniciar suas operações ou, melhor dizendo, abrir as portas da sua empresa.
Qual o primeiro passo para a minha empresa de adesivos?
O mercado de adesivos, como já dito acima, conta com forte demanda. Praticamente tudo leva um adesivo, desde uma placa comercial à panfletos de propaganda política, por exemplo.
Assim sendo, a primeira coisa que você vai precisar colocar em seu planejamento é qual segmento você estará se especificando. Há um verdadeiro leque de opções e, dependendo da sua escolha, você terá que providenciar este ou aquele equipamento para a sua fábrica.
Outro ponto importante é contar com o auxílio de um design gráfico para impressão em carros ou logo das empresas, para que os melhores adesivos sejam criados, apertando a sua concorrência. Existem uma infinidade de equipamentos disponíveis no mercado e a tecnologia se supera, oferecendo cada vez mais recursos impressionantes.
Assim, sugestivamente, faça uma boa pesquisa de mercado antes de abrir sua empresa de adesivos. Além do mercado consumidor, o mercado fornecedor também deve ser amplamente pesquisado para abrir um CNPJ para seu negocio de impressão digital em copos entre outros produtos.
A tecnologia precisa ser na medida, nem mais (custos desnecessários) nem menos (qualidade duvidosa do produto final). O básico à ser considerado aqui é simplesmente atender às suas expectativas e, principalmente, às expectativas do seu cliente consumidor, do mercado em si.
O passo-a-passo para abrir a minha empresa de adesivos
Pesquisa de mercado feita, segmento definido, etc., agora é a hora de você procurar um bom contador para lhe auxiliar em toda a parte burocrática de sua empresa como CNPJ, alvarás, registro na Junta Comercial, etc., afinal, você tem muitas outras coisas para pensar, não é mesmo?
Aliás, ter um contador, com exceção do MEI, é obrigatório, exigido por lei. Assim sendo, procure por um bom profissional que, inclusive, poderá lhe dar diversas dicas importantes neste seu novo empreendimento.
Quanto à sua empresa, confira um passo-a-passo bem simples:
1. A localização: pensar na localização também leva em consideração uma série de fatores. Como fábrica de adesivos, seu ponto comercial deve estar próximo ao de seus clientes e fornecedores.
Como as duas coisas juntas são mais difíceis de acontecer, priorize o seu público-alvo consumidor pois, para seus fornecedores, você é um cliente, é um consumidor e então este não vai se importar de ir até você.
2. Estrutura do local: instalações elétricas, espaço para máquinas e equipamentos, escritório, almoxarifado e/ou área para estoque, etc., precisa ser muito bem definido, planejado. Você não precisa de nada muito grande, mas algo em torno de 70/80m² seria próximo do ideal.
3. Pessoal qualificado: pensar em sua equipe é fundamental, tanto a equipe que vai colocar a “mão na massa”, propriamente dito, como a equipe técnica, de criação.
Com relação aos encargos trabalhistas, registros em carteira, etc., isto pode deixar por conta do seu contador. Você só precisa se preocupar mesmo em escolher bons profissionais. Se necessário, recorra às empresas especializadas em RH e recrutamento.
4. Marketing e divulgação: sim, claro, você vai precisar pensar nisso e seriamente. O marketing pode ser o digital ou o físico. O melhor é apostar em ambos
Com relação ao marketing comum, panfletos na região, anúncios em revistas de bairro, jornais da cidade, cartazes, etc. Já com relação ao marketing digital, criar um blog com conteúdos diversos relacionados à adesivos, apostar nas mídias sociais, Google Ads, etc.
Será necessário um pequeno investimento nisso, mas, se você não ficar conhecido, também não vende nada, ou muito pouco.
5. Loja Online: é outro recurso à sua disposição. Em separado ao seu blog ou junto dele, tenha uma loja digital que ofereça o que você vende, tanto em produtos como em serviços de design gráfico, desenho de fachadas e o que mais você comercialize.
O bom do “online” é que você não precisa, necessariamente, trabalhar com estoque. Informe o tempo necessário para produção e tudo “OK”, seu cliente estará satisfeito.
É importante, considerando uma loja digital, pensar em toda a logística de entrega: se você vai usar apenas os correios, se fará a entrega você mesmo ou se utilizará transportadoras. Uma boa opção é o cliente retirar na loja física, quando o produto estiver pronto.
Este é um passo-a-passo básico para você abrir sua empresa de adesivos. Outras empresas como no caso de abrir uma empresa de serviços administrativos, podem possuir processos diferentes. Nosso próximo post vai falar tudo sobre como abrir empresa de serviços administrativos.
Montar uma empresa de adesivos ou gravação em copos personalizados
O mercado de brindes está crescendo a cada ano e também um bom negocio e muito promissor, empresas usam estratégia de marketing para atrair clientes com brindes personalizados e montar um empresa de brindes ou gravação em copos é um ótimo negocio para lucrar e com baixo investimento.
Comparando com outros mercados esse negocio para empreender tem um custo baixo pela alta rentabilidade.
Um dos grandes diferenciais sobre o mercado de impressão de adesivos ou gravação é a opção em captar clientes em diferentes locais, usando a internet como principal aliada.