Como abrir o CNPJ PJ para representante comercial fazer vendas de produtos para as empresas em vários setores
A representação comercial é uma das profissionais mais que abrangentes no mercado Brasileiro. Afinal, com ela você pode trabalhar em diferentes áreas industriais, empresariais ou mesmo comerciais com um CNPJ para representante comercial.
Muitos profissionais na área, tem dúvidas se pode trabalhar de representante comercial e emiti o CNPJ como micro empreendedor individual MEI.
Se você deseja se tornar um profissional independente e ter a chance de contar com bons rendimentos, um caminho para isso é trabalhar com representação comercial. Além desta, ser uma profissional que abrange diferentes áreas, ainda costuma ser muito bem remunerada.
No entanto, se sua intenção é fazer tudo da maneira correta e assim evitar maiores problemas, o caminho mais indicado é providenciar a abertura do CNPJ para representante comercial. E, para que você possa fazer isso tranquilamente, vale a pena contar com o serviço de um bom contador.
Porque ter com um contador para obter um CNPJ para representante comercial?
É possível que você esteja se perguntando agora se é realmente necessário ter ajuda de um contador para obter um CNPJ para representante comercial. De fato, a resposta para essa pergunta é não. Afinal, é possível conseguir um CNPJ para representante comercial sozinho, sem o auxílio de um profissional.
No entanto, quando você possui a sua disposição um profissional qualificado e experiente na área, o processo de abertura de um CNPJ para representante comercial é muito mais simples do que se fosse realizado apenas por você.
Isso porque será preciso definir uma série de questões jurídicas e tributárias para a obtenção de um CNPJ para representante comercial. E, a chance de você cometer um engano nessas fases e conquistar problemas futuros imensos, é muito grande.
Ao contratar um escritório de contabilidade ou um contador você evita que tais problemas possam surgir, garante que sua empresa será aberta de maneira rápida e correta e tudo isso sem que você tenha que participar de todos os processos burocráticos necessários.
Como fazer para obter CNPJ para representante individual
O primeiro passo para obter um CNPJ para representante comercial é realizar um cadastro no CORE – Conselho Regional de Representantes Comerciais. Segundo a lei 4.886/65, esse registro é obrigatório em todo o território nacional.
Para se tornar um profissional habilitado na área e conseguir um CNPJ para representante comercial e preciso atender a algumas exigências legais como:
- Não ter cometido nenhum crime quando empregado em cargos públicos;
- Não ter sofrido nenhuma condenação por qualquer tipo de infração legal;
- Entre outras obrigatoriedades.
Por isso, o registro no CORE é tão importante. Ele mostrará que você cumpre todas as obrigatoriedades necessidades, ou seja, está apto para exercer a função.
Depois de realizar o cadastro junto ao CORE como necessário, o passo seguinte para obter um CNPJ para representante comercial é escolher a estrutura jurídica e a forma de tributação mais adequada para sua empresa.
Representante comercial pode Ser MEI(MicroEmpreendedor individual)
Não pode ser MEI. O representante comercial pode ser no simples nacional que é tributado em 15.5%, devendo pagar o INSS com um valor mais auto para pagar 9% de imposto.
Uma opção para o representante comercial é ser promotor de vendas, assim pode ser MEI e pagar quase nada de imposto e assim fica mais atrativo.
Há muitas vagas para trabalhar nesse ramo de atividade como; medicamentos, alimentos, energia solar, linha de circulo, farmacêutico, veterinário, material de construção, ambev, arcom, comercial autônomo, bayer, nestle, automotivo, cimed, yoki, loreal, lengrad entre outras vagas para ser um representante comercial.
Natureza Jurídica para representante de vendas
Quando falamos de estrutura jurídica, estamos nos referindo a definição do tipo do seu CNPJ para representante comercial. Isso significa que você deverá escolher entre ser um empresário individual, uma sociedade anônima, um MEI
– Microempreendedor Individual ou outros.
Já quando o assunto é tributação depois de decidir abertura do CNPJ, estamos falando da definição legal e tributária de sua empresa, ou seja, os tipos de taxas e alíquotas que serão pagas por você. Tanto na definição tributária que pode ser o Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido e na escolha na estrutura jurídica, é importante contar com pelo menos o aconselhamento de um contador confiável.
Afinal, os maiores índices de casos de falências acabam sendo os ligados á erros nesses dois quesitos. Seja no processo de abertura da empresa, ou na manutenção anual, ou semestral da mesma.
O passo seguinte é providenciar o registro na Junta Comercial de sua região. Entrar em contato com órgãos como a Secretaria da Receita Federal e a Secretaria Estadual da Fazenda para procedimentos burocráticos. E, procurar a Caixa Econômica Federal para formalização do INSS/FGTS da sua empresa.
Como estamos falando de uma empresa que trabalhará diretamente com indústrias e clientes das mesmas, o ramo da representação comercial geralmente não necessita de um escritório físico para funcionar. Ou seja, você pode trabalhar da sua casa, sem problemas.
No entanto, se você pretende ter um espaço próprio para exercer sua profissão, será preciso que você solicite um alvará de funcionamento na prefeitura de sua cidade. Além disso, precisará também de uma visita do Corpo de Bombeiros da sua cidade, para que o estabelecimento seja regularizado comercialmente.
Fazer o cadastro do CNPJ no CORE?
Depois de todos esses passos é preciso que você entre em contato com o CORE novamente e realize um novo cadastro para regularizar o CNPJ do representante mesmo que seja Simples , desta vez do seu CNPJ para representante comercial e ser uma pessoa jurídica PJ.
- CNPJ e contrato social da sua empresa;
- Registro do contador responsável no CRC – Conselho Regional de Contabilidade;
- Comprovantes do pagamento da Guia de Contribuição Sindical do ano em exercício e do pagamento da taxa de inscrição, da anuidade e multa (caso exista alguma);
- E o contrato de representação comercial.
Feito isso, você estará então apto a trabalhar com seu CNPJ para representante comercial livremente. Sem se preocupar com possíveis problemas burocráticos ou situações tributárias desagradáveis.
Se você quiser saber mais sobre o que faz um contador e como seu trabalho é importante para as empresas de profissionais de diferentes áreas. Vale a pena conferir o artigo no link!
Escrito por: Marli Olimpia
Marli é contadora formada em Ciências Contábeis e ajuda milhares de empreendedores, é especializada em tributação de empresas, gerando melhores resultados para empresas de vários setores.
Atualmente é a Diretora e Contadora responsável pela Contabilidade Olímpia, consultora em gestão, empreendedorismo e Contabilidade para Micro e Pequenas Empresas.