Como abrir empresa mei pela internet
Inúmeros brasileiros possuem o desejo de ser seu próprio patrão. Com uma ótima ideia e visualizando uma brecha no mercado, é possível se dar muito bem ao abrir sua própria empresa. Uma das formas de legalizar o novo empreendimento é se tornando um MEI, Microempreendedor Individual.
Ao abrir uma empresa como MEI o empreendedor tem uma serie de vantagens como o não pagamento de impostos federais, mas uma taxa única que deve ser paga mensalmente e que garante receber os benefícios do INSS como o auxílio-doença, auxílio-maternidade e aposentadoria
Todo o processo para a formalização do negócio é totalmente gratuito e simples. No primeiro ano de legalização do empreendimento, tanto a primeira declaração anual quanto a formalização podem ser feitas por empresas de contabilidade que optaram pelo Simples Nacional e que realizam essas tarefas sem que o MEI tenha nenhum custo.
O próprio microempreendedor pode realizar o procedimento para que seu empreendimento seja formalizado, afinal, ele não precisa de contador. Para realizar a formalização basta seguir os seguintes passos:
Pesquisa
O empreendedor deve verificar se a atividade que ele exerce ou pretende exercer está dentro das que são permitidas como MEI. Verificar se o município também permite essa atividade é importante. O faturamento anual deve ser inferior a 60 mil reais como MEI.
Cadastramento
O empreendedor precisa acessar o site do portal do empreendedor e preencher um formulário que ali se encontra. O próprio portal disponibiliza um manual que é o Manual do Processo Eletrônico de Inscrição do MEI que ajuda o novo empreendedor a preencher corretamente todos os dados solicitados. Caso ele ainda tenha alguma dúvida pode contatar o SEBRAE por meio de seu telefone que é gratuito.
Pós-cadastramento
Quando o empreendedor realiza o seu cadastro como MEI, a Junta Comercial gera imediatamente o número de inscrição e o CNPJ do mesmo e o melhor é que não é preciso se deslocar até lá para encaminhar qualquer documento.
Após a inscrição ter sido feita o microempreendedor deve imprimir o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual, o carnê de pagamento mensal e o relatório mensal de receitas brutas destinado a cada mês do ano. Toda essa documentação mantém a formalização do empreendimento em dia.
Custos após o empreendimento estar formalizado
Todos os meses o microempreendedor individual realiza o pagamento do valor correspondente ao INSS mais uma pequena quantia ao município que atua se for um prestador de serviço ou ao estado se for uma indústria ou comércio. Todos esses pagamentos são feitos por meio de um único carnê que o próprio Portal do Empreendedor emite.
Passo a passo para abrir uma empresa MEI pela internet
Para que o microempreendedor individual se formalize pela internet ele deve fazer o seguinte:
- Acessar o Portal do Empreendedor
- Descer um pouco a página e selecionar a opção Formalize-se
- Informar o CPF e a data de nascimento
- Preencher um formulário com todas as informações pessoais que forem solicitadas pelo sistema
- Selecionar a ocupação principal e secundarias se existirem
- Inserir o endereço residencial/comercial do empreendimento
- Ler com atenção todas as declarações que são pedidos pelo sistema e selecionar as opções para que o formulário seja enviado
- Confirmada a inscrição, o microempreendedor terá seu cadastro como MEI.