A abertura de empresa para agência de publicidade, muitas das vezes é um dos objetivos para profissionais que se formam na área e desejam ser donos do próprio negócio.
Ademais, para abrir esse tipo de negócio é necessário talento, criatividade, planejamento e organização.
Além disso, alguns passos precisam ser realizados, tanto escolhas mais simples como localização, quanto mais complexas como natureza jurídica.
Por isso, a seguir montamos um guia sobre como realizar para você abrir uma empresa para agência de publicidade.
Estude o mercado
Para fazer a Abertura de empresa para agência de publicidade e se estabelecer nesse mercado você precisa estudá-lo.
Nesse sentido, inicialmente, você precisa considerar quem é sua concorrência e encontrar a melhor área de atuação.
Ademais, para se tornar uma empresa competitiva é bom compreender quais as necessidades e expectativas do público-alvo.
Desse modo, você deve pesquisar os serviços mais procurados, estudar o mercado, compreender as organizações em metas de negócio e entender os termos de comunicação na organização.
Inclusive, é possível utilizar a ferramenta Google Trends para compreender as tendências de mercado.
Além disso, defina o tipo de agência de publicidade mais apropriada, porque existem diferentes alternativas.
Dessa forma, entre elas, existem: criação de layouts para sites, agências de marketing digital ou de conteúdo, criação de marcas, desenvolvimento de aplicativos.
Monte um plano de negócios
O plano de negócios é o primeiro passo para quem deseja fazer a Abertura de empresa para agência de publicidade.
Desse modo, toda empresa de qualquer ramo de atuação, elenca o plano de negócios como passo principal.
O plano de negócio é essencial, porque irá determinar quais os serviços prestados pela empresa, onde o empresário pode se focar em apenas uma área, como redes sociais ou SEO, ou se tornar uma agência multiprofissional que atua em diferentes segmentos e presta serviços diversos.
Além disso, no plano de negócios são definidos outros detalhes importantes, como: localização, lucros, investimento necessário, quando se esperar que o dinheiro retorne.
Defina a parte burocrática
Quanto as burocracias, inicialmente, o empreendedor precisa definir qual será o porte do negócio.
Podendo escolher a microempresa e faturar anualmente até R$ 360 mil; empresa de porte pequeno e faturar anualmente até 4,8 milhões; empresa de médio porte e faturar anualmente entre R$ 4,8 milhões e menos que R$ 300 milhões e de grande porte e faturar anualmente mais que R$ 300 milhões.
Além disso, será necessário determinar a natureza jurídica, ou seja: sociedade empresário limitada; sociedade simples; EI – empresa individual; sociedade limitada unipessoal; sociedade simples pura ou EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.
Ademais, será necessário escolher um regime tributário, registrar a agência na Junta Comercial, pedir um CNPJ na Receita Federal.
Em seguida, registrar o empreendimento na prefeitura e depois na Previdência Social.
Por fim, será preciso adquirir um certificado digital A1 ou A3.
Localização
Para realizar abertura de empresa para agência de publicidade é necessário escolher uma localização.
Esse passo é muito importante, porque é necessário considerar algumas variantes, como visibilidade da localização.
Além disso, existem diferentes modelos de trabalho, tanto uma equipe remota ou escritório presencial.
Desse modo, se você escolher abrir um local presencial, terá que localizar sua agência em um ponto estratégico, onde seu público – alvo poderá te encontrar.
Crie uma marca
Para realizar a Abertura de empresa para agência de publicidade é necessário criar uma marca profissional.
Desse modo, é importante desenvolver uma campanha de branding que atraia parceiros, mas também, clientes.
E assim a agência será uma case de muito sucesso, com uma marca atrativa.
Além disso, ao criar uma marca é importante desenvolver uma que reflita os valores que o empreendedor espera que o mercado visualize seu negócio.
Por fim, como você é publicitário, sabe muito bem que a marca do seu negócio é a cara da empresa.
Monte uma equipe
Para realizar a Abertura de empresa para agência de publicidade é importante montar uma equipe adequada.
Nesse sentido, não basta ter domínio sobre diferentes áreas de marketing, é necessário contratar uma equipe adequada, que esteja alinhada com os objetivos da marca e da empresa.
Além disso, para facilitar esse processo, você pode desenvolver um organograma e encontrar cargos estratégicos.
Assim, será mais fácil identificar os profissionais que você precisa ter ao seu lado.
Ademais, de acordo com a demanda e novas exigências da empresa, você pode ir aumentando o seu quadro de funcionários.
Inicialmente, uma agência precisa de funcionários, nas seguintes áreas: gestão de negócios, atendimento ao cliente, planejamento, mídia e criação.
Cada área tem diferentes exigências e atribuições, e requer perfis diferentes.
Se for uma empresa de pequeno porte, você pode começar com um funcionário em cada cargo.
Mas também, iniciar sozinho. Contudo, ter uma equipe irá te auxiliar bastante, otimizar o tempo e prestar serviços de maior qualidade, porque cada um poderá se concentrar em sua própria área.
Inclusive, o empreendedor poderá se concentrar em administrar o negócio e trabalhar em sua especialidade, por exemplo.
Investimento
O investimento necessário para realizar a Abertura de empresa para agência de publicidade abarca o capital empregado para começar e viabilizar o negócio até obter sua autonomia.
Desse modo, o investimento pode ser caracterizado de três formas:
- Investimento fixo: capital colocado na compra de equipamentos, imóveis, móveis, instalações, utensílios, reformas, equipamentos e mais;
- Capital de giro: despesas e gastos iniciais, gerados pela ação produtiva da empresa;
- Investimentos pré-operacionais: despesas e gastos feitos com pesquisas de mercado, projetos, projeto de layout, pesquisas de mercado, honorários profissionais, design de fachada e outros.
Além disso, em média para realizar a abertura de empresa para agência de publicidade é necessário um investimento de aproximadamente R$ 100 mil para cerca de 100 metros quadrados.
Ademais, tem gastos com: equipamentos operacionais de R$ 50.000; gastos com honorários profissionais e registro de empresa, taxas: R$ 3.500.
Como também, instalações e reformas: R$ 15.000; capital de giro: R$ 15.000,00; mobiliário para setor administrativa: R$ 6.500 e marketing de lançamento: R$ 10.000.
Os valores apresentados são estimativas, com parceiros certos e planejamento, é possível reduzir esses custos.