Abir empresa médica: conheça todos os passos. 02 – Otimizacao

Assim como muitos outros profissionais como por exemplo médicos se encontram em situações em que precisam faturar e assim vem a necessidade de uma contabilidade para abrir uma empresa médica , prescrever formalmente e abrir uma empresa, mas não têm ideia de como fazê-lo. Se essa é a sua situação, ou você está se perguntando como funciona abrir um negócio para médicos, fique atento ao que lhe interessa.

O processo de iniciar um negócio para um médico é muito semelhante a outras atividades de prestação de serviços. As maiores diferenças dizem respeito à responsabilidade técnica e ao formato jurídico proposto.

Contabilidade para abrir uma empresa médica

Abrir empresa médica: como um médico abre uma empresa

Se o médico se tornar pessoa jurídica, deverá cumprir um dos três regimes tributários: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. A escolha deve ser feita com base no porte da empresa. Vejamos o mais comum.

Lucro presumido

É o segundo sistema mais utilizado pelas empresas brasileiras e leva em consideração os tributos federais, a saber, o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Ambos incidem sobre a parcela do lucro presumido. O IRPJ e a CSLL são calculados e pagos com base no lucro bruto do trimestre. A taxa de presunção de atividade saudável foi de 32%.

Simples nacional

Este é o esquema mais utilizado no Brasil. É um modelo simplificado que unifica o pagamento de vários impostos em uma única aba. A arrecadação, arrecadação e fiscalização dos tributos aplicáveis ​​às micro e pequenas empresas são compartilhadas. Para entrar no Simples Nacional, algumas condições devem ser observadas. Alguns deles são:

  • Definida como microempresa ou empresa de pequeno porte;
  • Receita anual de até R$ 4,8 milhões;
  • exercer atividade cuja CNAE seja permitida no Simples;
  • Cumprimento das pré-condições previstas na lei;
  • Formalizar opções do Simples Nacional.

Possui os seguintes tributos: IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS e Contribuições Previdenciárias (CPP) arcados pelas pessoas jurídicas. Nesse sistema, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples) é a única fatura mensal.

As taxas de atividade de saúde constam dos Anexos III e V do Simples Nacional. No Anexo III, a alíquota mínima é de 6% e a máxima é de 33%. No Anexo V, a alíquota mínima é de 15,5% e a máxima é de 30,50%. Caso a empresa não opte pelo Simples Nacional, ela será automaticamente incluída no lucro imputado.

Estrutura da empresa ao abrir empresa médica

Temos que definir o tamanho da empresa. Para fazer isso, você precisa verificar sua fatura. De acordo com a Lei Complementar nº 139/2011, nas microempresas, o faturamento deve ser igual ou inferior a 360.000,00 reais (360.000 reais).

De acordo com a mesma Lei Complementar nº 139, em EPP (Pequena Empresa), deve ser igual ou inferior a 4 milhões de reais, 800.000 reais (4.800.000,00 reais) e superior a 360.000 reais (360.000,00 reais)/ano 2011.

Processo de abertura do negócio do médico

Como já mencionamos, o processo de abertura não é diferente de outras empresas. Basicamente, apenas altera a responsabilidade técnica e a natureza jurídica.

Os passos de abertura a seguir são:

1. Contrato e registro da empresa

Elaboração do Contrato Social ou Lei Orgânica (EIRELI) e registro na Junta Comercial do Estado.

A empresa também precisa estar registrada no órgão coletivo competente (geralmente uma junta médica regional). Em São Paulo é o CREMESP.

2. Registro no Registro de Pessoas Jurídicas

Mesmo que esteja constituindo uma empresa, se pretende prestar serviços como autônomo, é necessário estar cadastrado no Cartório de Pessoa Jurídica e possuir CNPJ médico.

3. Cadastrar a empresa no CNPJ para Médicos

Para obter o CNPJ e o registro estadual, será necessário o Documento de Entrada Básica (DBE) disponível no site da Receita Federal. Dependendo da atividade a ser realizada, o Cadastro Nacional será publicado junto ao CNPJ.

4. Registre-se na Prefeitura

Após o contrato social, CNPJ e registro, será necessário registrar a empresa na prefeitura para obter alvará municipal de funcionamento e alvará sanitário, essenciais para os serviços médicos.

5. Obtenha um certificado digital

Após concluir esses primeiros passos, você também precisa adquirir um certificado digital para emitir faturas e cumprir suas obrigações fiscais.

O que faz um CRM do Conselho Regional de Medicina?

No caso de São Paulo, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) é um órgão federal sem fins lucrativos. Ela supervisiona a ética dos profissionais médicos através de uma série de ações:

Supervisão, tomada de decisões e opiniões;

Inspetores de condições de trabalho médicas em estabelecimentos de saúde;

Juízes, no processo de recebimento de denúncias e apuração de casos e condução de investigações e deontologia profissional;

Políticas de promoção da saúde.

Para se inscrever no CRM, você deve ter se formado com um diploma médico original.

Para registrar uma empresa, alguns documentos são necessários:

Todas as cópias originais dos estatutos com as assinaturas dos sócios;

Uma cópia legível do Contrato Social ou ata/status e Me ou declaração de elegibilidade EPP;

Cópia legível da Certidão Negativa de Homonímia emitida pelo Registro de Pessoas Jurídicas;

Lista dos médicos que integram o corpo clínico, indicando a natureza da relação com a empresa;

Prazo de Confirmação e Compromisso: Cópias dos documentos que comprovem o pagamento de taxas e anuidades.

Importância da contabilidade para abrir uma empresa médica

Você não só precisa da ajuda da contabilidade para abrir uma empresa médica e consultórios, mas também para a duração da existência do negócio.

Como todos sabemos, todas as empresas precisam organizar sua papelada; além disso, as contas devem ser devidamente notificadas para que os impostos devidos sejam pagos corretamente.

Outro ponto importante é que a empresa deve ter um setor financeiro forte, pois é um dos pilares que mantém o negócio funcionando bem. Além dos salários dos funcionários, os empreendedores também precisam prestar total atenção ao seu fluxo de caixa, contas a pagar e contas a receber. Existem diversas ferramentas contábeis que podem tornar o setor de saúde mais lucrativo. Então assista ao vídeo para saber mais sobre o papel da contabilidade e como ela pode te ajudar.

 

COMPARTILHE

Acessoria especializada no seu seguimento 

Dúvidas?
Entre em contato

Acessoria especializada no seu seguimento

Conheça nossos planos

Dúvidas?
Entre em contato

Fale com um especialista
Rolar para cima