Aqui tiramos todas as dúvidas sobre abrir um CNPJ médico em São Bernardo do Campo e atuar na área da saúde como prestador de serviços.
Os médicos precisam abrir um CNPJ — sigla para Certificado Nacional de Pessoa Jurídica — ao considerar abrir seu próprio consultório. Este é o primeiro passo que quem pensa em se tornar um médico profissional deve tomar.
O conhecimento sobre empreendedorismo é crucial ao iniciar um negócio. No entanto, isso pode representar um obstáculo porque muitas pessoas não têm conhecimento sobre isso. Para superar isso, as pessoas podem contratar profissionais de contabilidade.
Embora a abertura de um CNPJ para médicos seja semelhante à abertura de um para outros prestadores de serviço, existem algumas diferenças. Primeiro, vamos tranquilizá-lo dizendo que o processo não é muito difícil.
Confira nosso artigo sobre como precificar serviços para assistência médica. É uma visão abrangente do assunto.
Delineamos os passos para abrir um CNPJ para médicos em um material completo. Você pode encontrar os detalhes abaixo sobre como abrir sua própria clínica ou consultório.
Abrir empresa em São Bernardo do Campo: Prazo, guias
Os empreendedores precisam considerar prazos para suas ideias de negócios. Algumas ideias requerem mais tempo do que outras.
Como sua ideia de negócio está listada na Lista de Microempreendedores Individuais, as pessoas podem começar a trabalhar rapidamente em sua empresa.
Após o preenchimento do portal do governo, o sistema disponibilizará o CCMEI – Certificado de Condição de Microempreendedor Individual – para download, caso não haja erros no processo.
As guias do CNPJ e do INSS são emitidas pelo sistema de forma rápida e permitem que você comece a trabalhar imediatamente.
Abrir outro tipo de empresa exige um processo de registro mais longo.
O Balcão Único permite iniciar um negócio rapidamente graças a iniciativas governamentais. Fazer isso resulta em boas notícias: agora é mais fácil abrir um negócio.
Segundo boletim do governo, um empreendedor leva em média 2 dias e 13 horas para abrir um negócio no terceiro trimestre de 2022. Isso é 5 dias e 9 horas a mais que o mesmo processo em 2021.
O CNPJ para médicos, como faço para abrir?
Para abrir seu próprio consultório médico, os médicos devem concluir algumas etapas. Uma delas é a obtenção do CNPJ no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.
A abertura de um negócio pode ser dificultada pelo fato de os profissionais de saúde não entenderem o processo de funcionamento de seus negócios. Isso pode causar atrasos significativos na abertura de um novo empreendimento. Saiba mais sobre Como gerenciar sua clínica médica com um sistema de gestão lendo nosso blog.
Com a leitura a seguir, você aprenderá dicas valiosas para obter o CNPJ como médico. tirou todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Os empreendedores têm várias opções na hora de definir sua empresa; cada opção determina como seu negócio será executado. Os médicos sempre começam decidindo que tipo de empresa querem criar.
Os médicos precisam de suporte contábil porque é fundamental entender as diferenças entre as diferentes empresas.
Abaixo estão duas maneiras pelas quais os profissionais de saúde podem abrir suas clínicas. Cada opção é explicada abaixo.
Médico pode optar abrir um CNPJ LTDA
Um médico pode optar por abrir seu consultório em parceria com outros médicos. Isso permite que eles abram uma parceria, que pode usar um dos três modelos diferentes de gestão.
Um médico pode criar uma parceria simples com responsabilidade ilimitada. Isso pode ser feito formando uma empresa LTDA com dois ou mais médicos. Alternativamente, uma sociedade de responsabilidade limitada pode ser formada por um médico em parceria com outros profissionais da mesma área.
É fundamental ter um grande capital ao iniciar uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, ou EIRELI. Isso ocorre porque os médicos podem decidir abrir um quando trabalham sozinhos.
Ao abrir um CNPJ para médicos, o segundo passo é determinar qual modelo tributário será utilizado para o seu negócio. São três opções: Lucro Presumido, Lucro Real e Simples Nacional.
Ao escolher uma opção de negócio, você precisa considerar o conselho de um contador. Você precisa considerar detalhes específicos para cada opção, incluindo o tamanho do negócio e sua lucratividade.
Considere qual sistema tributário seria melhor para o seu negócio estudando cada uma das opções abaixo.
Simples nacional
O modelo do Simples Nacional é popular em todo o país porque torna a cobrança de impostos muito mais simples para as empresas.
Os médicos não precisam lidar com prazos e valores de impostos diferentes porque reúnem todos os impostos em uma aba chamada Documento de Arrecadação do Simples, ou DAS.
Uma clínica ou consultório médico deve ter um faturamento anual não superior a US$ 4,8 milhões para se qualificar para o Simples Nacional.
Lucro real
No cálculo de impostos como IRPJ e CSLL, é utilizado o lucro real de uma empresa.
É fundamental registrar diligentemente todas as despesas e receitas de qualquer negócio. Isso torna mais fácil determinar a lucratividade real de um negócio.
As empresas devem ganhar pelo menos US $ 78 milhões por ano para se qualificar para o Lucro Real. O lucro foi presumido vem do fato de que a empresa não o ganhou.
Para fins de cálculo do IRPJ e da CSLL, a Receita Federal já contabiliza o lucro presumido em seus cálculos. Isso ocorre porque o processo de determinação do lucro presumido é muito mais complicado.
A Receita Federal usa tabelas personalizadas para calcular os impostos de uma clínica médica.
A receita anual de uma empresa deve ser inferior a US$ 78 milhões para ser incluída no Lucro Presumido.
CNPJ médico no endereço residencial
Em São Bernardo do Campo, é necessário um endereço comercial para qualquer empresa prestadora de serviço. Somente correspondência e informações de contato podem ser mantidas no endereço; as empresas não podem atender o público a partir desses endereços.
O presidente Bolsonaro aprovou recentemente uma lei destinada a reduzir os processos burocráticos para as empresas. A lei beneficia pequenas e médias empresas, e o governo pretendia que ela promovesse a liberdade econômica.
Abrir um negócio em casa foi um dos benefícios dessa nova lei. Apenas as pequenas empresas que prestam um serviço ou endereços de contato para correspondência foram permitidas. Qualquer outro tipo de negócio não era permitido por esta nova lei.
Antes de abrir um negócio, é aconselhável pedir à prefeitura uma verificação de viabilidade de endereço. Isso permitirá que você se prepare para a lei de liberdade econômica e evite surpresas na hora de saber como abrir um CNPJ médico em São Bernardo do Campo,SP.
Os espaços de coworking são uma ótima alternativa para abrir uma empresa. Esses endereços virtuais agregam valor significativo às empresas, pois permitem que elas aluguem salas de reunião para seus clientes. Além disso, os espaços de coworking são relativamente acessíveis.
Assuntos relacionados: Qual empresa um médico pode abrir, abrir consultório de cardiologia, médico pessoa jurídica