Não, médico não pode ser MEI microempreendedor individual, será preciso escolher outro modelo para abrir o CNPJ para trabalhar como autônomo
O MEI (Microempreendedor Individual) é um profissional autônomo. É um registro no governo que permite os profissionais a trabalhar como autônomo ou até mesmo quem possua um pequeno negócio.
Quando a pessoa se cadastra como Microempreendedor Individual, ela passa a ter um CNPJ ativo, e precisará emitir nota fiscal MEI, passando a ter obrigações e direitos de uma pessoa jurídica. No entanto, estes impostos são mais baixos do que de pequenas e médias empresas.
Então, porque médico não pode ser MEI?
Médico pode abrir empresa sozinho pela lei é permitido abrir uma empresa de prestação de serviços autônomo.
A abertura de empresa com mais de um médico também é possível para prestação de serviços na área da saúde, como; hospital, clinica, serviços domiciliares.
A atividade MEI não pode ser usada para profissionais autônomos como médico, dentista, fisioterapeuta, entre outros.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Profissional autônomo médico
A atividade MEI não pode ser usada para profissionais autônomos como médico, dentista, fisioterapeuta.
Elaboração do contrato social
Definição da sociedade ou SLU (Sociedade Limitada Unipessoal)
Registrar o contrato no conselho regional de medicina (Cremesp)
Registrar o contrato na receita federal
Registrar o cartório pessoa jurídica
Cadastrar na prefeitura
Simples Nacional Empresa Médica
Simples Nacional: Aqui temos um regime tributário simplificado, indicado para micro e pequenas empresas, na maioria dos casos, é o regime tributário mais indicado pois permite todas as arrecadações de todos os impostos estaduais, federais e do município, todos em uma única guia, a DAS (Documento de Arrecadação do Simples).
É importante lembrar que a alíquota do imposto é diferente para cada faturamento bruto, ele é separado em faixas, até chegar ao faturamento bruto do ano, com o valor máximo de 4,8 milhões.