3 fatos que você precisa conhecer sobre o Tempo de Contribuição

Quanto tempo falta para você se aposentar? Se você já pensou sobre isso, certamente já esbarrou no conceito de Tempo de Contribuição. 

Afinal, essa é uma das principais variáveis que determinam quando um trabalhador tem direito à aposentadoria. No artigo de hoje, vamos compartilhar 3 fatos que você precisa conhecer sobre o Tempo de Contribuição.

O que é Tempo de Contribuição?

O Tempo de Contribuição, também chamado de Tempo de Serviço, corresponde ao tempo em que uma pessoa trabalhou e contribuiu com a Previdência Social por meio do pagamento de impostos.

Cada dia trabalhado corresponde a um dia de contribuição.

Esse tempo começa a ser contabilizado desde o primeiro dia em que a pessoa assume um cargo com contrato regido pela CLT. E ele termina quando o trabalhador se aposenta, é demitido, exonerado ou quando morre. Nesse intervalo, quando não há trabalho ativo, a contagem é suspensa.

O Tempo de Contribuição é um dos principais critérios para que o trabalhador tenha acesso aos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

3 fatos que você precisa conhecer sobre o Tempo de Contribuição

Tempo de Contribuição é um assunto que gera dúvidas nos trabalhadores, especialmente quando esse conceito se relaciona com a aposentadoria. 

Por isso, queremos compartilhar 3 fatos que todo trabalhador precisa conhecer sobre o Tempo de Contribuição.

Fato 1: Tempo de Contribuição x Tipo de Aposentadoria

A Reforma Previdenciária trouxe novas regras para a aposentadoria. Isso significa que o Tempo de Contribuição exigido para que a pessoa possa se aposentar agora varia de acordo com o tipo de aposentadoria:

Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Essa modalidade foi extinta e só continua válida para os segurados que já preenchiam os requisitos para serem elegíveis antes da Reforma de 2019. Nessa categoria, homens poderiam se aposentar a partir de 35 anos de Tempo de Contribuição e mulheres a partir de 30 anos. Independentemente da idade. 

Ainda tem direito à Aposentadoria por Tempo de Contribuição quem começou a contribuir antes de 13 de novembro de 2019, quem cumpriu os critérios para se aposentar antes da Reforma (mesmo que não tenha entrado com o pedido) e quem se enquadra em algumas regras de transição específicas.

Aposentadoria por idade

Aqui, o Tempo de Contribuição mínimo é de 20 anos para os homens, mas precisam ter a idade mínima de 65 anos. Para as mulheres, a idade mínima é de 62 anos e o Tempo de Contribuição mínimo é de 15 anos.

Aposentadoria por pontos

Essa nova regra foi criada com a Reforma Previdenciária. Basicamente, ela combina o Tempo de Contribuição com a idade do trabalhador e vai somando pontos. É necessário atingir um mínimo X de pontos para entrar com o pedido de aposentadoria. O valor de X depende do ano de nascimento do segurado.

Fato 2: períodos de inatividade podem ser compensados no seu Tempo de Contribuição

Quando o trabalhador passa um período sem exercer atividade laboral, o Tempo de Contribuição fica suspenso. E isso atrasa o seu direito à aposentadoria e até o acesso a outros benefícios do INSS.

O que nem todo trabalhador sabe é que é possível compensar esses períodos de inatividade no seu Tempo de Contribuição, por meio de contribuições especiais.

Existem duas formas de fazer isso:

  • Contribuições facultativas: o trabalhador faz contribuições adicionais relativas ao período sem trabalhar para preencher essa lacuna;
  • Aposentadoria proporcional: em algumas situações, se o trabalhador tem um Tempo de Contribuição considerável, faltando pouco para conseguir se aposentar, é possível entrar com o pedido de aposentadoria proporcional, recebendo um valor menor do que o de uma aposentadoria integral.

Fato 3: em algumas atividades, o Tempo de Contribuição pode ser contabilizado de maneira diferente

Em algumas atividades, é possível que o Tempo de Contribuição seja contabilizado de maneira diferente. 

Por exemplo: trabalhadores que exercem atividades insalubres necessitam de um Tempo de Contribuição menor para terem direito à aposentadoria. Esse tempo depende do grau de risco envolvido. Mas, para se ter ideia, em caso de alto risco, o Tempo de Contribuição cai para 15 anos, com idade mínima de 55 anos.

Compreender esses 3 fatos e a forma como eles se relacionam com a sua carreira profissional é fundamental para fazer o seu planejamento de vida! Se você gostaria de ajuda para entender mais sobre o Tempo de Contribuição aplicado ao seu caso, entre em contato com a nossa equipe. 

COMPARTILHE

Acessoria especializada no seu seguimento 

Dúvidas?
Entre em contato

Acessoria especializada no seu seguimento

Conheça nossos planos

Dúvidas?
Entre em contato

Fale com um especialista
Rolar para cima