Como montar um negocio no mundo digital: 6 dicas para começar

Há apenas 20 anos, Sergey Brin e Larry Page registraram o nome de domínio google.com e há 10 anos em São Francisco, Steve Jobs apresentou o primeiro iPhone ao mundo. Neste curto período de tempo, as tecnologias digitais mudaram fundamentalmente nosso mundo. Veja aqui as melhores tendências para você empreender no mundo digital. 

Lembre-se sempre, a presença no mundo da internet é fundamental para qualquer negócio. Seja um simples restaurante de comida japonesa, até um grande escritório de advocacia. Todos os negócios precisam ter presença digital. 

Hoje, o mercado de publicidade na Internet em mecanismos de busca vale US$ 90 bilhões. O mercado de smartphones é de US$ 435 bilhões. O desenvolvimento de novas tecnologias levou ao surgimento de novos mercados e ao desenvolvimento de indústrias relacionadas.

Em todo o mundo, foi feito um curso para a transformação digital dos negócios e a construção de uma economia digital. Em 2017, a revolução digital entrou numa fase decisiva. Metade dos habitantes da Terra já estão conectados à Internet, até 2025 25% das tarefas operacionais serão realizadas por robôs. Na Rússia, o uso de novas tecnologias garantirá um crescimento do PIB de 19 para 34%.

O mundo está mudando tão rápido que pode-se dizer que o futuro já chegou. Mas em diferentes cidades e países, o movimento em direção ao “planeta digital” ainda está acontecendo em velocidades diferentes.

Portanto, a capacidade de ver novas tendências e mudanças em tempo real garante competitividade e sucesso na economia digital.

O laboratório digital da Softline explora tendências de consumo, tecnologia e indústria para identificar oportunidades de crescimento para os negócios dos clientes, gerar e testar ideias de transformação digital. Isso permite que nossa equipe crie produtos digitais comercialmente bem-sucedidos para nossos clientes.

Hoje, compartilharemos nossos insights sobre as megatendências que estão no centro da maioria das mudanças nos setores e nos modelos de negócios.

Globalização

O processo de globalização da economia se acelerou nas últimas décadas, quando vários mercados, em particular, capital, tecnologia e bens e, em certa medida, trabalho, tornaram-se cada vez mais interconectados e integrados em uma rede multicamadas.

A globalização da economia mundial levou à formação de um mercado único e espaço de informação e à liberalização do comércio mundial de bens e serviços. Os consumidores têm acesso a uma ampla gama de produtos e informações atualizadas e confiáveis ​​sobre os produtos e suas características de mercado. Os consumidores estão começando a desempenhar um papel cada vez mais proeminente nos mercados, ditando suas preferências aos produtores. 

A globalização e o aumento da volatilidade dos mercados mundiais, bem como o aumento da concorrência, levam as empresas a criar modelos de negócios sustentáveis ​​e menos sujeitos aos efeitos negativos da globalização. A sustentabilidade dos modelos de negócios é determinada pelo uso eficiente dos recursos: naturais, materiais, financeiros e intelectuais. O resultado da transformação é a transição para o networking e a formação de ecossistemas de fornecedores, parceiros, consumidores e concorrentes em torno das empresas.

Exemplos de globalização:

  • 1/5 da produção mundial de bens e serviços é produzida por corporações transnacionais. Exemplos incluem Microsoft, Oracle, Procter & Gamble, Mars, Gazprom, General Motors, Lukoil, McDonalds e outros.
  • Em 2007, pela primeira vez na história da humanidade, o número de pessoas que vivem em cidades superou o número de pessoas que vivem em áreas rurais. No futuro, o crescimento populacional ocorrerá principalmente nas cidades.
  • Em 2020, mais de 80 bilhões de dispositivos estarão conectados à Internet. A disponibilidade onipresente de informações aumenta a transparência em todas as áreas, incluindo a economia. As empresas se esforçarão pela hipertransparência de negócios e processos.
  • No contexto da globalização econômica e política, os fluxos migratórios aumentam a cada ano. A migração laboral predomina, mas um terço dos fluxos migratórios são refugiados de países hostis.
  • Um grande número de empresas está transferindo sua produção para a China e hoje não é necessário comprar mercadorias em seu próprio país. É possível receber mercadorias de qualquer lugar do mundo.

Consumo enxuto e economia compartilhada

Na esteira do desenvolvimento do consumo enxuto e do fato de que a experiência está se tornando mais importante do que a propriedade, surgiu o modelo de Economia Compartilhada. Um dos principais princípios é o acesso ao uso, não a posse de algum tipo de bem: algumas pessoas têm um recurso ou um excesso dele que outras precisam – ferramentas, equipamentos, um carro, moradia, habilidades e habilidades, informação, Tempo.

Inclui a cocriação, produção, distribuição, comércio e consumo de bens e serviços por diferentes pessoas e organizações.

O conceito de Consumo Enxuto é alcançar um equilíbrio entre reduzir o custo e melhorar a qualidade dos materiais e componentes com menores custos logísticos.

Produção e consumo em massa no início dos anos 1990 foi substituído por uma nova tendência: personalização do consumo e customização da produção, que começou a ganhar força rapidamente nos mercados globais. O escopo desse conceito aumentará nas próximas décadas à medida que as tecnologias de produção avançadas se desenvolverem e se tornarem mais baratas e as preferências personalizadas do consumidor se espalharem para novos tipos de bens e serviços.

Exemplos de consumo enxuto:

  • Relógios de pulso Pebble sincronizados com dispositivos iPhone e Android: mais de US$ 10 milhões foram arrecadados em 2012 para criá-los.
  • O Airbnb é considerado um bom exemplo do modelo de Economia Compartilhada. A empresa oferece aos viajantes a oportunidade de considerar ofertas de anfitriões em qualquer lugar do mundo e alugá-lo.
  • O compartilhamento de carro permite economizar até 70% do custo de transporte para seus clientes, pois eles pagam apenas pelo tempo em que realmente usam o carro. Os carros são usados ​​de forma mais eficiente e o número de viagens não forçadas aumenta.
  • A Yandex.Taxi está testando a tarifa Combo, que permite aos motoristas transportar vários passageiros que não se conhecem ao mesmo tempo.
  • Os agregadores de táxi são um bom exemplo: Yandex. Táxi, Uber e Gett. O consumidor não quer esperar, perder tempo se comunicando com o taxista e quer receber o serviço em até 5 minutos.

Taxa de mudança crescente

Tecnologias inovadoras que alteram significativamente as ações habituais em diversas áreas, da produção industrial à organização doméstica, conquistam seus consumidores com velocidade cada vez maior. Sob a pressão da velocidade da inovação, as empresas são obrigadas a mudar os modelos de negócios existentes, desenvolver novas abordagens aos produtos e serviços que implementam, processos e suporte às operações de negócios.

A velocidade com que novos produtos são lançados no mercado está aumentando constantemente. Os modelos e processos de negócios estabelecidos tornam-se irrelevantes, as empresas têm que operar em condições de incerteza e mudança constante. Novos modelos de negócios estão sendo desenvolvidos com base nos princípios da “economia compartilhada” e das plataformas eletrônicas.

Várias barreiras estão no caminho da transformação dos negócios: falta de competências, estruturas de gerenciamento inflexíveis, incerteza e assim por diante.

Muitas empresas não têm tempo para se adaptar às mudanças e sair do mercado. A pressão da demanda dos consumidores, o rápido desenvolvimento e disseminação da tecnologia aumentaram a importância e a complexidade do processo de inovação nas empresas, tornando-o mais caro e arriscado. As empresas estão desenvolvendo novos modelos de inovação.

Exemplos de crescimento na taxa de variação:

  • Se levou mais de 30 anos para que o telefone e o rádio se tornassem habituais para um quarto da população dos EUA, a Internet atingiu o consumidor de massa em apenas 7 anos.
  • 52% das empresas da Fortune 500 foram adquiridas ou falidas desde 2000.
  • Conhecimentos e habilidades que eram importantes há 10 anos estão obsoletos em relação às tendências do novo modelo de mundo.
  • A expectativa de vida das grandes empresas já diminuiu 1,5 vezes.
  • 1/3 das 20 maiores empresas serão prejudicadas por novas plataformas de tecnologia.
  • Há 10 anos, a mídia levava um dia ou mais para divulgar a notícia. Hoje, basta um “clique” do mouse.
  • 60% das novas vagas de emprego no mercado exigem habilidades que apenas 20% da população possui.

Digitalização das comunicações

As tecnologias de infocomunicação estão mudando os modelos de comunicação entre pessoas, bem como entre pessoas e organizações (autoridades, pequenas e grandes empresas, varejo, organizações de perfil social).

Estabelecer e manter contatos está se tornando mais fácil, interagir instantaneamente uns com os outros é possível a qualquer distância. A disseminação das tecnologias digitais está acontecendo de forma rápida e mais uniforme do que a distribuição de renda.

Indivíduos recebem ferramentas para interação diretamente, ignorando intermediários. A migração online está ocorrendo em áreas que antes estavam disponíveis apenas offline, como serviços governamentais e educação.

Pessoas em todo o mundo estão se tornando viciadas em dispositivos inteligentes, como telefones celulares e tablets. Com a ajuda deles, você pode realizar muitas tarefas em qualquer lugar e a qualquer momento – desde comunicação, compras, entretenimento e verificação de correio até pagamentos bancários, educação e navegação GPS.

Há uma evolução do comportamento do usuário: há 10 anos, o Facebook revelava o perfil das pessoas, mudando suas vidas. Então Instagram e Twitter foram incentivados a compartilhar informações sobre si mesmos a cada segundo. Hoje chegou a era do trekking: a que horas acordamos, quanto tempo andamos, como andamos com o cachorro, etc. Os consumidores passam quase todo o seu tempo livre com gadgets que aceleram uma vida já veloz e tornam a troca de informações instantânea.

Exemplos de digitalização de comunicações:

  • Na Alemanha, 37% da comunicação diária ocorre por meio de dispositivos digitais.
  • Quase 80% dos consumidores em todo o mundo têm smartphones.
  • O Omnichannel está desenvolvendo ativamente: a capacidade de fazer compras em diferentes modos: no ponto de venda, no celular, no computador, com a possibilidade de uma transição perfeita.
  • Um dos canais de promoção mais importantes são os formadores de opinião nas redes sociais. 60% dos consumidores dizem que ouvem recomendações.
  • As empresas orientadas para o crescimento procuram criar oportunidades de aprendizagem para os seus colaboradores. O volume do mercado global de educação online em 2016 ultrapassou US$ 50 bilhões e deve aumentar 5 vezes até 2022.

Transformação social

A sociedade está em constante movimento. Os principais vetores das mudanças demográficas globais são: o declínio constante da taxa de natalidade e mortalidade da população com o desenvolvimento econômico e a urbanização, o crescimento da população mundial, o aumento da expectativa de vida e a migração acelerada da população de menos desenvolvidos para mais países desenvolvidos.

As atitudes em relação ao envelhecimento estão mudando, os papéis de gênero e o conceito de família estão mudando. A proporção de idosos está aumentando. Os hábitos de consumo dos idosos diferem dos mais jovens. O aumento do acesso à formação e a crescente participação das mulheres nos negócios estão influenciando profundamente as mudanças na infraestrutura social. O papel da mulher na sociedade está mudando, a igualdade de gênero está se desenvolvendo, o que abalou a posição do homem como o primeiro arrimo da família. Um dos principais fatos que determinam a sociedade do futuro é a mudança de gerações. A geração X será substituída pelas gerações Y e Z, com um conjunto diferente de valores.

Exemplos de transformação social:

  • A população mundial aumentará 15% até 2030.
  • A idade média das mulheres ao nascimento do primeiro filho aumentou de 26 anos em 1995 para 29 anos em 2015 e continuará a aumentar.
  • O número médio mundial de filhos por mulher será de 2,47 até 2020, acima dos 3 em 1995.
  • No Reino Unido, o número de homens em licença de maternidade aumentou 10 vezes em comparação com 10 anos antes.
  • Dois terços das pessoas de 14 a 34 anos dizem que o gênero não define mais o estilo de vida ou o comportamento como antes.

Tecnologia e inovação

Um dos fatores mais importantes que influenciam o comportamento do consumidor moderno é o rápido desenvolvimento da tecnologia. Por um lado, a tecnologia amplia as possibilidades de consumo, abrindo o acesso à mais ampla gama de bens e serviços.

Por outro lado, o desenvolvimento da tecnologia complica nossa vida e a transforma. Às vezes, não conseguimos acompanhar o ritmo e a complexidade da tecnologia e até nos tornamos viciados nela. Portanto, a chamada usabilidade – conveniência e facilidade intuitiva de uso da tecnologia – está se tornando o requisito mais importante do consumidor.

As tecnologias atuais possuem um grande potencial para o desenvolvimento de negócios. No futuro, as tecnologias se tornarão mais acessíveis, inclusive para os consumidores. A tecnologia é percebida como um objeto de eficiência, mas também permite criar experiências de consumo, novas fontes de renda.

Exemplos de desenvolvimento e inovação tecnológica:

  • Internet das Coisas: a tecnologia não é mais apenas objetos. Hoje, a geladeira, a chaleira e o aspirador de pó podem ser fontes de informação.
  • Hoje, nenhuma empresa de alta tecnologia se vê sem tecnologias de nuvem. Problemas com servidores sobrecarregados, o perigo de ataques cibernéticos e grandes investimentos financeiros são coisa do passado.
  • Você pode pagar suas compras por telefone. As tecnologias Apple Pay, Android Pay e LG Pay facilitaram a vida dos consumidores e tornaram as transações baseadas na tecnologia de comutação magnética disponíveis para todos.  

 




COMPARTILHE

Acessoria especializada no seu seguimento 

Dúvidas?
Entre em contato

Acessoria especializada no seu seguimento

Conheça nossos planos

Dúvidas?
Entre em contato

Fale com um especialista
Rolar para cima