Como abrir uma empresa na cidade de Barueri e atender clientes de vários segmentos.
O fato de você ter chegado até aqui, mostra que você é um empreendedor destemido que busca informações de como abrir uma empresa em Alphaville Barueri SP. Embora muitos pensem que abrir uma empresa é um processo complicado, não é bem assim, pode ser mais fácil do que você imagina!
Neste artigo vamos te mostrar que atingir seu objetivo como empresário e dono do seu negócio pode ser mais fácil e prático do que você pensa, aqui te mostraremos todos os passos para você abrir sua empresa em alphaville SP, de forma ágil e descomplicada, para que você se sinta confortável e entenda tudo o que precisa para dar início na abertura da sua empresa.
Abrir empresa em Barueri pode ser uma ótima opção para você empreendedor, há vários setores com alta demanda e pouca concorrência para seu negocio próprio.
Abrir empresa em barueri: Passo a Passo para seu CNPJ
Se você chegou até esse post é porque está pensando em abrir uma empresa em Barueri, o sonho de empreender e poder trabalhar de forma autônoma com o próprio negocio .
O primeiro passo é saber qual será o modelo de negocio que pretende abrir, comercio, serviço ou indústria, logo após defina se a empresa será individual ou com sócios.
O segundo passo é abrir seu CNPJ em barueri e para isso entre em contato com uma contabilidade.
A Cidade de Barueri - SP
Barueri é uma cidade de Região Metropolitana do estado de São Paulo, localizada no Sudeste do Brasil, está a 26km da Praça da Sé, que é o marco zero de São Paulo capital. Este município é formado pelos distritos de Jardim Belval, Jardim Silveira e Aldeia. Sua população é estimada em 279.704 habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) do ano de 2021. Ela é a 29° cidade mais populosa do estado, tida como a terceira cidade com maior população da microrregião de Osasco. Barueri é a 14° cidade mais rica do país.
A qualidade de vida no município é espetacular, e atrai todos os anos muitas pessoas com interesse de construir uma vida em Barueri, o que acaba atraindo muitos clientes para empresas de locação e venda de imóveis.
Podemos encontrar no Bairro Alphaville, grandes filiais como AES Brasil e Azul Linhas Aéreas Brasileira, Walmart Br, dentre outras.
Agora que você conhece um pouco sobre Barueri, vamos aos passos necessários para que você abra sua empresa de sucesso!
É Preciso Planejar
Planejar nada mais é do que organizar tudo aquilo que envolve sua nova empresa.
O mais novo empresário, necessita pensar em todas as estratégias do seu negócio, é preciso organizar toda a documentação, avaliar os melhores fornecedores, as mercadorias que serão comercializadas ou os serviços, é importante verificar a mão de obra, fazer uma pesquisa de mercado e não menos importante, conhecer a sua concorrência e o seu público – alvo. Não se pode pular nenhuma etapa, é preciso respeitar todas elas.
Tipos de Empresa
Regime Tributário
Quando você busca informações de como abrir uma empresa em Barueri, é importantíssimo conhecer a fundo os regimes tributários, eles regulamentam as formas de tributação de Pessoas Jurídicas, e são elas:
- Lucro Presumido: Este é um tipo de regime tributário embasado no valor da estimativa fiscal do lucro, explicando, ela é uma margem de lucro fixada por lei, que não necessariamente necessita corresponder integralmente ao lucro da empresa.
- Simples Nacional: Aqui temos um regime tributário simplificado, indicado para micro e pequenas empresas, na maioria dos casos, é o regime tributário mais indicado pois permite todas as arrecadações de todos os impostos estaduais, federais e do município, todos em uma única guia, a DAS (Documento de Arrecadação do Simples). É importante lembrar que a alíquota do imposto é diferente para cada faturamento bruto, ele é separado em faixas, até chegar ao faturamento bruto do ano, com o valor máximo de 4,8 milhões.
- Lucro Real: Aqui temos um regime lucro real que apura os lucros ou prejuízos por intermédio de receitas, despesas e custos, para se ter ciência dos impostos, entretanto, este regime tributário só é indicado para algumas empresas, e para tal, antes é feita uma avaliação tributária para se chegar a melhor decisão, se é viável optar por esse regime ou não.
- MEI: Este é o Microempreendedor Individual, regime indicado para aqueles que faturam até R$ 10.833,00 mensais, ou até R$ 130.000,00 anuais, esta é uma excelente opção para quem está iniciando o seu negócio, este regime tributário pode conter algumas limitações. Se você optar pelo MEI, precisa ter em mente que seu patrimônio pessoal não será diferenciado pelo MEI, e no caso de acúmulo de dívidas você será chamado de forma direta e poderá responder por isso.
Qual tipo de empresa é melhor para minha empresa?
Depois de escolher o regime tributário que melhor se encaixa na sua empresa, é hora de conhecer os Tipos Jurídicos, que é uma classificação simples criada pelos órgãos governamentais para assim identificar as empresas.
É muito importante que este passo seja feito no início, sem ele é quase impossível passarmos para os passos seguintes.
Abaixo os Tipos Jurídicos:
- LTDA: Esta empresa é constituída por duas ou mais pessoas. Que possuem um capital social, que pode ser dividido em partes iguais ou não entre todos os sócios para que seja firmada a sociedade entre eles.
- Empresário Individual: Aqui neste modelo que é constituído por apenas uma pessoa, onde o nome da empresa é o seu nome civil completo ou abreviado, entretanto, por vezes o patrimônio pessoal pode ser confundido com o patrimônio empresarial, isto também pode acontecer com o MEI (Microempreendedor Individual)vale analisar todas as possibilidades antes de determinar as escolhas quanto a este tipo de empresa.
- Sociedade Limitada Unipessoal: É uma nova modalidade de empresa constituída por uma pessoa, porém com o tratamento jurídico de uma empresa Limitada. Aqui temos uma empresa cujo patrimônio do sócio está protegido, diferente do Empresário Individual, o MEI, esta é a melhor escolha para quem não quer ter uma sociedade.
- MEI: Este é o Microempreendedor Individual, regime indicado para aqueles que faturam até R$ 10.833,00 mensais, ou até R$ 130.000,00 anuais, esta é uma excelente opção para quem está iniciando o seu negócio, este regime tributário pode conter algumas limitações. Se você optar pelo MEI, precisa ter em mente que seu patrimônio pessoal não será diferenciado pelo MEI, e no caso de acúmulo de dívidas você será chamado de forma direta e poderá responder por isso.
Consulta de Viabilidade na Prefeitura
A JUCESP (Junta Comercial de São Paulo) possui um sistema qu está ligado na Prefeitura de Barueri, isto auxilia muito na automatização do processo de verificação dos tramites iniciais.
Portanto quando você for abrir uma empresa em Barueri, é importante fazer a verificação de viabilidade na prefeitura.
A viabilidade é tão importante quanto os outros passos, é o primeiro processo que constitui a nova empresa, e deve ser definido brevemente, tanto as atividades quanto o endereço da instalação do meu negócio.
Vamos a Documentação! Caneta e Papel na mão!
Após aprovada a viabilidade na prefeitura, chegou o momento de reunir toda a documentação para que você possa abrir sua empresa em Barueri, nos dias atuais não há tanta burocracia para se conseguir estes documentos.
Sem mais delongas vamos a lista:
Para sócios:
- 1 cópia simples do comprovante de endereço residencial de todos os sócios e certidão de casamento, se casado;
- 1 cópia já autenticada de RG já com o CPF ou carteira de habilitação de ambos;
- Recibo da entrega de declaração do IR (de um sócio), se tiver declarado no ano da abertura da empresa.
Para a empresa:
- 1 cópia simples do IPTU do imóvel onde será instalada a empresa;
- 1 cópia simples do contrato de locação ou contrato de compra e venda.
Quais os Processos de Abertura de Empresa em Barueri SP?
Para abrir sua empresa em Barueri – SP, é necessário que primeiramente você se dirija a JUCESP (Junta Comercial do Estado de São Paulo).
Após você verificar se a viabilidade da Prefeitura de Barueri foi aprovada, e estiver com toda a documentação reunida, você deverá protocolar tudo digitalmente.
Após concluído os passos anteriores, e se não tiver pulado nenhuma etapa, e tudo estiver aprovado, será emitido um NIRE (Número de Identificação do Registro da Empresa), ele é criado pela JUCESP, e será fixado única e exclusivamente no ato constitutivo da sua empresa.
Abrir empresa com CNPJ em barueri SP
Em seguida, você terá o seu número de CNPJ emitido pela Receita Federal, contanto que você tenha feito o registro da documentação na JUCESP.
Na cidade de Barueri – SP, a abertura de empresa por meio da JUCESP e da Receita Federal está bem ágil.
Normalmente o prazo para emissão de CNPJ é de três dias úteis, contudo para que este processo seja feito de forma rápida, é necessário que um escritório contábil esteja a frente, quando um contador fica responsável por assessorar os tramites de uma empresa, certamente ela poderá ser aberta em um curto espaço de tempo, de maneira segura.
Registrar a Inscrição Estadual em Barueri
Este passo já foi conhecido como o de maior burocracia, entretanto, nos dias atuais ele é bem simples e rápido, mas para tanto, é necessário que toda a documentação e informações da empresa estejam corretas, não se pode esquecer da definição da atividade a ser exercida, e do endereço bem definido também, com tudo bem protocolado o processo de realização será mais rápido.
Alvarás de Funcionamento e Registro
Todas as industrias precisam de uma licença da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), um Alvará do Corpo de Bombeiros (AVCB), e uma licença de funcionamento da prefeitura.
Para algumas atividades que precisam da regulamentação profissional, será preciso um registro empresarial no Conselho de Classe, algumas empresas que precisam deste registro são: serviços de arquitetura, engenharias e advocacias.
Para que este registro seja feito de forma eficaz, é muito indicado os serviços de uma contabilidade.
Não se pode esquecer do Alvará do Corpo de Bombeiros (AVCB) e também do Alvará de Funcionamento emitido pela Prefeitura, e claro, conforme a atividade e local, um alvará de instalação da empresa.
Algumas empresas que não possuem um ponto físico do seu negócio, ou que suas atividades sejam de baixa periculosidade, como empresas que só funcionam em plataformas digitais, obtenham as licenças de forma automática diretamente no Portal de Licenciamento da Prefeitura de Barueri SP, há casos em que ela não é necessária, e a empresa pode ser dispensada de obtê-la, conforme previsto na Lei da Liberdade Econômica aprovada em 2019.
Inscrição Municipal
Todas as empresas, independente do seguimento em que atuem, tem a obrigatoriedade, de possuir uma inscrição municipal que deve estar cadastrada na Prefeitura de Barueri.
A Inscrição Estadual é como se fosse uma autorização, que permite o funcionamento da sua empresa na cidade, ela recolherá anualmente uma taxa, o valor desta taxa é diferente para cada tipo de negócio.
Relembrando que a Inscrição Municipal não é o Alvará de Funcionamento que a prefeitura emite, é importante ter essa informação anotada para que não se faça confusão com a documentação.
Adiquirir o certificado Digital para empresa
O Certificado Digital é um documento eletrônico no qual sua função é identificar pessoas empresas, ele é indispensável pois somente por intermédio dele, o empresário pode realizar determinados procedimentos digitais.
As empresas precisam dele para fazer o registro de seus trabalhadores, bem como para fazer assinaturas digitais em documentos, o envio de declaração feito pela contabilidade também é efetuado por ele.
O Certificado digital é muito importante e acima de tudo obrigatório para o envio do esocial das empresas, o esocial é o novo sistema de escrituração digitação das obrigações providenciarias, fiscais e trabalhistas.
Prazos e Custos para se abrir uma empresa em Barueri – SP
Os valores cobrados pelas empresas contábeis são diferentes, pois o preço cobrado dependerá do tipo de empresa, não se trata de um único valor e não é possível generalizar, dependerá de muitos fatores como se a empresa de uma sociedade, um MEI ou um empresário individual.
Procure uma contabilidade de sua confiança, para que assim você averigue todos os valores cobrados.
Prazo para Abrir Empresa em Barueri - SP
O prazo para abertura da sua empresa em Barueri SP dependerá da atividade que ela exercerá, o prazo está na média de 10 dias (aproximadamente) para que seja possível reunir toda a documentação, mas se você tiver um dos alvarás ou licenciamentos, este prazo poderá ser reduzido, porém eles não são absurdamente longos para o tempo de espera de liberação desses documentos, nos tempos atuais contamos com sistemas bem informatizados do governo, que são excelentes e nos ajudam a reduzir a espera. O prazo independe se é uma empresa individual ou se é uma sociedade.
A Cidade de suporta Novas Empresas?
A cidade de Baruerí fechou o ano de 2021 com mais de 6 mil novas empresas instaladas, registrando uma alta de 15% em relação ao ano de 2020. Até o momento são 39,5 mil CNPJ’s ativos.
Embora estejamos em meio a uma pandêmia, Barueri se manteve no topo do desenvolvimento econômicofechando o ano de 2021 com mais de 30 mil empresas ativas, a faixa de 10 a 12 mil dessas empresas estão localizadas nos bairros de Alphaville e Tamboré, representando um bom pedaço de empreendimentos na cidade.
A cidade está em constante deenvolvimento, comportando dia após dia mais empreendedores que buscam a valorização do seu negócio e melhoria de vida.
Então SIM, a cidade sempre comportará novos empreendededore, se você busca reconhecimento no seu negócio, bem como liberdade financeira, é muito válido optar pelo investimento na cidade de Barueri.
Precisarei de um Serviço Contábil para minha Empresa?
Mesmo que você seja muito antenado na internet, e tenha acesso a muitas informações na palma de sua mão sobre o mundo dos negócios, um contador é um dos pontos mais importantes para o bom funcionamento da sua empresa, mesmo que a tecnologia esteja muito presente, e contarmos com o acesso de informações a um click de distância, com toda certeza todas as empresas precisam de um serviço contábil.
Um contador preparado e experiente lidará da forma mais ágil com as obrigações fiscais e realizará a assessoria tributária, contábil e trabalhista.
Nada substitui um contador, ele é o mais indicado para te dar o auxílio necessário no início da concretização do seu sonho como empresário e dono do seu negócio. Uma contabilidade é essencial para lidar com todos processos de abertura da sua empresa, são os mais aptos para lhe prestar toda assessoria contábil necessária, abertura, alterações e encerramentos de empresas, são um dos exemplos de serviços prestados por um contador.
Preciso emitir Nota Fiscal no momento da Venda ou Prestação de Serviços?
Após abrir uma empresa, seja em Barueri ou em outro local, sim, todas têm a obrigatoriedade de emitir Notas Fiscais. A emissão precisa ser feita independente da solicitação do cliente, quando não se emite essas notas, é caraterizada sonegação fiscal, que significa que não haverá o recolhimento correto dos impostos, o que afetará de forma direta toda a contabilidade da empresa.
Com a modernidade, hoje em dia emitir notas fiscais é muito simples, para quem presta serviços, a emissão pode ser feita diretamente no Portal da Prefeitura de Baruerí – SP.
Caso sua empresa seja um comércio ou indústria, primeiramente será necessário ter a inscrição estadual (ela é emitida no momento da abertura da empresa).
E não menos importante, será necessário adquirir um software pago, estes softwares possuem diversos preços, mas para você que está iniciando, é muito válido utilizar o sistema gratuito do governo, que mesmo bem básico, poderá lhe ser útil, até que você possa fazer a aquisição de um software pago.
Um escritório de contabilidade poderá lhe indicar os softwares adequados, para o segmento da sua empresa.
Preciso abrir uma Conta Bancária para minha empresa em Barueri - SP?
Sim é necessário que todas as empresas abram uma conta bancária, em específico uma conta corrente, para facilitar todas as transações financeiras.
Quando se tem uma conta bancária empresarial, evita-se confundir o patrimônio empresarial com o de todos os sócios, mesmo que muitos empresários nutram certa negação ao abrir uma conta em um banco, com a finalidade de economizar dinheiro com as taxas, este é um erro muito grande.
Uma conta bancária empresarial abre portas para que sua empresa cresça, através dela é possível receber recursos financeiros para que seu negócio se expanda, isto com muitas condições especiais.
A Contabilidade Olímpia
Nós da contabilidade Olimpia estamos à disposição para realizar todo o processo de abertura da sua empresa, independente de qual seja o tipo de negócio escolhido!
Contamos com uma equipe especializada e pronta para te atender, e o melhor de forma on-line, sem dores de cabeça e sem a necessidade de que você se desloque do seu lar.
A Contabilidade Olimpia, te auxilia em todos os processos de abertura da sua empresa, e da melhor forma, on-line! Nós resolvemos todos os tramites necessários para que você conquiste o seu sonho.
Quer saber mais? Entre em contato com a gente! Estamos prontos para atendê-lo!
Você também pode gostar:
Quais as vantagens de ter um contador online?
Como abrir uma empresa de prestação de serviços online
Como abrir empresa de automação comercial