Abrir empresa em São Paulo é fundamental caso você esteja começando a empreender na capital. Isso porque, não basta apenas começar o seu empreendimento, é necessário formalizá-lo para expandir as suas operações. Assim, sabendo que São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil, porque conta com mais de 12,2 milhões de pessoas residentes, a capital possui um vasto público consumidor excelente, para serviços e produtos.
Desse modo, fazer a abertura de empresa em São Paulo pode ser uma grande oportunidade de negócio, para aqueles que desejam empreender. Além disso, São Paulo, é a cidade com o maior número de empresas e indústrias ativas no país.
E a economia de São Paulo, sempre está aquecida o que contribui bastante para o potencial de retorno financeiro ao realizar a abertura de negócios na região. No entanto, para fazer a abertura da empresa é necessário estar atento a algumas coisas necessárias.
Ademais, será necessário fazer um planejamento para elencar todos os passos necessários para realizar a abertura da empresa em São Paulo. Por isso, separamos dicas para você que deseja abrir uma empresa em São Paulo.
Abrir empresa em São Paulo: Planejamento
Para abrir empresa em São Paulo, o planejamento é o primeiro passo para quem deseja fazer a abertura de empresa em São Paulo, assim como a chave para conseguir o sucesso do negócio. O primeiro passo do planejamento é desenvolver um plano de negócios, ou seja, o mapa de sucesso de sua empresa.
Ademais, para montar um plano de negócios, você precisa responder a algumas perguntas, como:
Qual o público-alvo do seu negócio;
Qual o segmento de negócio ideal;
Que nome dar a minha empresa;
É melhor abrir uma empresa física ou online;
Qual o melhor endereço para a minha empresa e para atrair meu público-alvo;
Quais meus principais concorrentes;
Qual o investimento é necessário para o meu negócio;
Em quanto tempo consigo ter retorno financeiro do meu investimento.
Ao fazer isso e responder essas perguntas, o empreendedor conseguirá ter mais segurança quanto ao seu negócio e seu respectivo sucesso financeiro.
Além disso, o planejamento auxilia o empreender a ter uma visão mais realista de seu negócio, quanto ao tempo necessário para obter lucros ou mesmo começar as vendas.
E quando realiza o planejamento, o empreendedor também consegue elencar todos os passos importantes para a abertura de empresa em São Paulo, sem esquecer nada importante.
Abrir empresa em São Paulo: Natureza Jurídica
Para abrir empresa em São Paulo de forma correta, é importante determinar qual o tipo de empresa que o empreendedor deseja abrir.
Desse modo, existem diferentes formatos jurídicos de empresa, mas o importante é verificar o perfil de sua empresa para escolher a melhor opção, porque essa escolha vai determinar o perfil do empresário.
As opções para realizar a abertura de empresa em São Paulo, são:
Empresário individual
Esse tipo de empresa, é formado por um empresário individual, onde é possível faturar mais do que o MEI.
Por exemplo, dentro do simples nacional, o empreendedor pode faturar até 4,8 milhões anualmente, assim como contratar funcionários.
EIRELI - Empresário individual de responsabilidade limitada
O EIRELI – empresário individual de responsabilidade limitada, consiste em uma responsabilidade jurídica, onde o empresário se limita ao capital social investido.
Nesse sentido, existe uma proteção do patrimônio pessoal do titular da empresa, onde é possível contratar muitos funcionários e pode faturar.
LTDA - Limitada ou Sociedade Limitada
O LTDA é um tipo de empresa em sociedade, no qual dois ou mais sócios se unem para realizar a abertura da empresa.
Além disso, o empreendedor pode contratar muitos funcionários e faturar muito.
Sociedade Limitada Unipessoal
A sociedade limitada unipessoal consiste em um formato novo, que serve para que um empresário que não quer trabalhar com sócios.
Desse modo, nesse tipo de empresa, o patrimônio do titular da empresa fica protegido contra falência do negócio.
Esses são os principais tipos jurídicos de empresa, onde cada uma alternativa tem suas características próprias.
Nesse sentido, é muito importante analisar cada uma para fazer a melhor escolha, de acordo com as necessidades de sua empresa.
Abrir empresa em São Paulo: Quanto custa fazer a abertura?
O custo para realizar a abertura de empresa em São Paulo pode variar bastante.
Nesse sentido, essa variação se refere ao tipo jurídico da empresa que você deseja abrir e preços praticados pelo escritório de contabilidade, porque cada natureza jurídica tem diferentes valores de taxas de junta comercial.
Além disso, os valores para a abertura de empresa em são paulo vão depender dos valores cobrados por seu contator, tipo de empresa que serão aberta, uma vez que cada tipo tem um valor específico da junta comercial.
Como também, o custo será influenciado de acordo com a assinatura digital do CPF de cada sócio, onde a assinatura é realizada por meio do certificado digital do CPF.
Portanto, o custo da abertura de empresa em são paulo varia bastante, de acordo com os fatores mencionados acima.
Abrir empresa em São Paulo: Passo a passo para fazer a abertura.
Para fazer a abertura de empresa em são paulo é necessário cumprir alguns procedimentos em diferentes órgãos do Governo.
Antes de iniciar o processo de abertura, é preciso pedir a viabilidade para abrir a empresa na junta comercial.
Desse modo, na viabilidade será possível constatar se é possível ou não realizar a abertura da empresa, com os dados apresentados.
Geralmente, a viabilidade demora até cinco dias úteis para realizar a liberação da autorização de nome empresarial e validação das informações.
Passo a passo para realizar a abertura de empresa em São Paulo:
Pedir a viabilidade na junta comercial;
Em seguida, preencher o DBE para solicitar o CNPJ na Receita Federal e preencher a FCN integrado na Receita Federal e Junta Comercial;
Pagar as taxas;
Fazer o certificado digital do CPF dos sócios;
Assinar os documentos e protocolar o processo de abertura.
Além disso, após a Junta Comercial verificar e aprovar o processo de abertura, ficará disponível no site da Junta Comercial o contrato social e o link para gerar o CNPJ na Receita Federal.
Feito isso, em alguns dias sua empresa estará aberta e pronta para funcionar.
Ademais, com o decorrer do tempo realizar a abertura de empresa em são paulo tem ficado cada vez mais rápido.