Abrir uma clínica de oftalmologia é o sonho da maior parte dos formados em medicina, com especialidade nessa área. Contudo, os desafios são inúmeros, desde a escolha dos equipamentos até a gestão de um negócio.
Pois, uma clínica de oftalmologia é também uma empresa e, por isso, requer que toda a sua estrutura seja pensada e planejada de forma assertiva. Principalmente, porque no começo o orçamento é sempre mais limitado, exigindo maior eficiência na tomada de decisão.
Para entender como abrir uma clínica de oftalmologia, continue lendo esse artigo com dicas eficientes para ter sucesso na sua iniciativa. Isso porque inclui desde o planejamento inicial até a divulgação da clínica nas redes sociais.
Como abrir uma clínica de oftalmologia?
Para começar, saiba que abrir uma clínica de oftalmologia é um passo importante, que marca uma nova trajetória na carreira do médico oftalmologista. Pois, implica em ser também um empreendedor, o gestor de uma empresa voltada para a saúde dos olhos.
Por isso, é preciso tomar diversas decisões que envolvem todos os aspectos para estruturar uma clínica e oferecer um serviço de qualidade aos pacientes. Nesse sentido, as principais perguntas que necessitam de uma resposta assertiva são as seguintes:
- Como será a estrutura da clínica de oftalmologia?
- Quantos funcionários devem ser contratados?
- Fará atendimento por convênio com planos de saúde, SUS?
- Onde buscar recursos financeiros para começar?
- Será uma iniciativa individual ou com outros colegas de profissão?
- Onde ficará localizada a clínica?
- Quais equipamentos devem ser adquiridos?
- Como tornar a clínica conhecida para os clientes?
Assim sendo, é fácil perceber que o primeiro passo deve ser um planejamento para organizar todas as ideias e dar resposta para todas essas perguntas. Dessa forma, veja as 9 dicas que ajudam a vencer os desafios que cada uma dessas perguntas representa.
1.ª - Tudo começa pelo planejamento da futura clínica
Certamente, a decisão de abrir uma clínica de oftalmologia é só o começo de um processo detalhado para desenvolver o planejamento da sua futura clínica. Isso porque este plano consiste na definição de objetivos e metas para a criação do negócio.
De fato, é o momento de alinhar as ideias e colocar no papel todos os aspectos que são relevantes, como o investimento financeiro necessário para montar o negócio. Assim como definir os recursos que serão necessários para um bom funcionamento da clínica.
Desde a aquisição de equipamentos até a contratação de pessoal. Além disso, é preciso procurar saber a respeito dos procedimentos para registrar a clínica e os alvarás e licenças que são exigidos pelos órgãos responsáveis da área de saúde.
Assim sendo, o planejamento é uma etapa essencial, que permite definir todas as principais características do negócio de forma eficiente.
2.ª - Pense na melhor estrutura para abrir uma clínica de oftalmologia
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a RDC n. 51/2011, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), determina que os projetos de arquitetura de saúde privados e públicos devem ser avaliados e aprovados pelos órgãos competentes.
Ou seja, pelas vigilâncias sanitárias estaduais e municipais, atendendo todas as exigências destes dois órgãos. Além disso, esclarece que para uma orientação mais detalhada para abrir uma clínica de oftalmologia existe uma ferramenta para consulta online.
De fato, trata-se do Sistema de Apoio à Elaboração de Projetos de Investimentos em Saúde (SomaSus), do Ministério da Saúde. Nesse sentido, o objetivo desta ferramenta é disponibilizar informações essenciais para criação de projetos, tais como:
- Serviços de saúde e ambientes físicos: layouts e dimensões;
- Tipos e quantidades de equipamentos necessários;
- Características da infraestrutura necessária para o funcionamento;
Em se tratando dos espaços físicos, devem ser organizados, de forma obrigatória, os seguintes:
- Sala de espera para pacientes e acompanhantes;
- Área para registro de pacientes e marcação de atendimentos;
- Sanitário para pacientes e público;
- Sanitário para funcionários;
- Depósito de material de limpeza.
Já como espaços opcionais, estão indicados as seguintes áreas:
- Sala específica para adaptação de lentes de contato, com lavabo;
- Sala para dilatação pupilar;
- Área de curativos;
- Área para exames complementares.
Assim, para definir a estrutura da futura clínica é preciso conhecer a RDC n. 51/2011 e consultar a ferramenta online SomaSus.
3.ª - Contratar funcionários capazes de um atendimento acolhedor
Um dos ingredientes essenciais para abrir uma clínica de oftalmologia é buscar por funcionários que sejam capazes de oferecer um atendimento acolhedor aos pacientes. Sem dúvida, a qualidade do atendimento e a atenção dada aos pacientes fazem toda a diferença.
Não podendo esquecer, que além de uma seleção assertiva, é preciso preparar os funcionários por meio de treinamentos para transmitirem os valores da clínica. Ou seja, que compreendam e possam assumir em suas atitudes a cultura da empresa.
4.ª - Quando é interessante fazer parcerias?
Saiba que o começo de qualquer negócio é complicado, pois é preciso atrair consumidores para realizar as primeiras vendas. Em outras palavras, na área de prestação de serviços de saúde também funciona da mesma forma.
É fundamental divulgar a clínica para atrair os primeiros clientes. Visto que um atendimento diferenciado e a qualidade dos serviços médicos oftalmológicos fazem a parte de conquistar o cliente e retê-lo. Por isso, uma boa maneira de começar a divulgar é formando parcerias.
Para a área de saúde da oftalmologia, é interessante contar com os profissionais de outras especialidades médicas, com as óticas e os fornecedores da área. Além disso, também os convênios com planos de saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS).
Não podendo esquecer, que independente da parceria formada, os princípios éticos e médicos devem ser sempre respeitados. Principalmente, para atender as orientações do CBO para divulgação dos serviços em clínicas médicas.
5.ª - Será onde conseguir um investimento para abrir uma clínica de oftalmologia?
Com toda a certeza, essa é uma dúvida que acompanha todos os empreendedores que estão apostando em seus sonhos para criar uma clínica de oftalmologia. Antes de tudo, é preciso saber exatamente qual será o montante desse investimento.
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, os investimentos em uma clínica de saúde são classificados da seguinte forma:
- Estrutura física (construção ou reforma de imóveis);
- Equipamentos médico-hospitalares;
- Estoques de material de consumo;
- Móveis hospitalares e administrativos;
- Equipamentos de informática;
- Capital de giro.
Com essa informação, é possível levantar o valor do investimento necessário para colocar a clínica para funcionar diariamente. Normalmente, os projetos bem formatados, com viabilidade comprovada conseguem financiamento junto às instituições financeiras.
Inclusive, tem crescido no país a constituição de redes de oftalmologia, com o intuito de se tornarem mais competitivas e, por consequência, atrair maior atenção dos investidores.
6.ª - Ter sociedade é bom?
De uma maneira simples, a resposta para essa pergunta é “depende”, pois tem os seus pontos positivos e negativos, que devem ser analisados em cada situação. Por um lado, é interessante para dividir a gestão financeira e estratégica da clínica.
Mas, por outro lado, existem as dificuldades para manter o consenso sobre os rumos da clínica, a forma de lidar com os funcionários e definir as prioridades de crescimento. Logo, é uma decisão que implica uma análise em termos de prós e contras de ter um sócio.
7.ª - Qual a melhor localidade para abrir uma clínica de oftalmologia?
Saiba que a melhor localidade para abrir uma clínica de oftalmologia precisa ser avaliada em termos de alguns fatores, que são essenciais para o sucesso do negócio. Para começar, a localidade tem de estar de acordo com as exigências sanitárias e legais.
Principalmente, porque sem essa conformidade, não será possível obter os alvarás e licenças que autorizam o início das atividades. Além disso, uma boa localidade também está relacionada com a facilidade de acesso para funcionários e pacientes.
O que significa que é necessário pesquisar as áreas mais centrais e que ofereçam melhor estrutura de transporte na região. Nesse sentido, é interessante também pesquisar a localização de clínicas e laboratórios próximos, pois é uma chance para formar parcerias.
8.ª - Quais aparelhos comprar para abrir uma clínica de oftalmologia?
De acordo com as informações do SomaSus e do CBO, os equipamentos e mobiliários mínimos para abrir uma clínica de oftalmologia são os seguintes:
- Cadeira oftalmológica;
- Coluna oftalmológica;
- Armário vitrine com porta;
- Banqueta giratória/mocho;
- Cadeiras;
- Mesa para computador e impressora;
- Microcomputador;
- Impressora;
- Negatoscópio;
- Balde cilíndrico porta detritos com pedal.
Além disso, o CBO destaca que é interessante avaliar a possibilidade de adquirir equipamentos seminovos ou usados. Pois, a diferença de valores entre equipamentos novos e usados é bastante significativa, em torno de 40% a 60%.
9.ª - Como divulgar nas redes sociais a clínica de oftalmologia?
Certamente, essa é uma estratégia essencial para abrir uma clínica de oftalmologia e conquistar novos clientes. Isso porque as mídias sociais são recursos importantes para gerar engajamento e estabelecer um relacionamento mais próximo com os pacientes.
Sem dúvida, a proximidade torna o processo de fidelização mais eficiente, além de permitir a maior divulgação dos serviços da clínica pelos próprios clientes. Por isso, é essencial investir nas redes sociais, inclusive contratando profissionais para essa tarefa.
Portanto, com as 9 dicas apresentadas para abrir uma clínica de oftalmologia fica mais fácil ter uma visão ampla de todo o processo. Assim como entender como proceder para ter maior eficiência nas ações desenvolvidas para colocar a clínica para funcionar.
Como são muitas decisões e providências a serem tomadas, é essencial contar com uma empresa especializada para dar o suporte necessário para a assertividade dessa iniciativa.
Se tiver interesse em obter mais detalhes, acesse Contabilidade olimpia e conheça todos os nossos contatos. Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.
Escrito por: Marli Olimpia
Marli é contadora formada em Ciências Contábeis e ajuda milhares de empreendedores, é especializada em tributação de empresas, gerando melhores resultados para empresas de vários setores.
Atualmente é a Diretora e Contadora responsável pela Contabilidade Olímpia, consultora em gestão, empreendedorismo e Contabilidade para Micro e Pequenas Empresas.