Se o que você está procurando são dicas de como abrir uma empresa de serviços gerais, então, você veio ao lugar certo! Pois aqui, você encontra as principais informações, para dar início ao seu negócio da melhor forma!
As empresas prestadoras de serviço estão ganhando maior destaque nos últimos anos, em especial as empresas de serviços gerais.
Nesse segmento, as empresas ofertam trabalhos que envolvem desde a limpeza dos ambientes até serviços de manutenção. Ou seja, elas podem desenvolver diversos trabalhos.
Então, por ser um ramo promissor, muitas pessoas buscam entender como funciona o processo de abertura de uma empresa de serviços gerais.
Portanto, se você é uma dessas pessoas, e tem dúvidas de como abrir o seu próprio negócio, saiba que está no lugar certo. Afinal de contas, neste post, iremos falar em detalhes de como abrir sua própria empresa de serviços gerais. Acompanhe!
Como abrir uma empresa de serviços gerais
Nome da empresa
Não basta ter uma boa equipe ao seu lado, de profissionais que irão prestar ótimos serviços as outras empresas.
É importante que você encontre um nome que combine com os objetivos do seu negócio. E que permita que os seus clientes tenham facilidade em encontrá-la ao pesquisarem pela internet.
Desse modo, o nome tem que ser fácil, simples, que indique o tipo de serviço que sua empresa de serviços gerais presta e, principalmente, que seja único, para que não haja duplicidade.
Para ter a certeza que o nome da empresa é único, basta ir na Junta Comercial da sua região para consultar.
Modalidade jurídica
Se o trabalho for feito apenas por você, ou se a sua empresa tiver apena um único funcionário, o ideal é realizar a criação de um MEI (microempreendedor individual).
Empresas maiores, as quais contam com uma equipe de colaboradores, poderão optar pelas estruturas jurídicas de Empresário Individual (EI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) ou Sociedade Limitada.
A escolha da modalidade jurídica varia de acordo com o faturamento anual da empresa, a quantidade de funcionários e, principalmente, os impostos e tributações envolvidas para o funcionamento da empresa.
Contrato social da empresa de serviços gerais
Normalmente, esse documento é redigido por um advogado, que irá elaborar as regras conforme o que é previsto na lei.
Mas, basicamente, esse documento costuma tratar sobre as responsabilidades da empresa ao prestar seus serviços a uma terceira.
Ele irá indicar quais são suas contribuições para que o trabalho seja feito, e as condições descritas no contrato.
Qual o custo para abrir a empresa
Precisa levantar os custos para abrir a empresa para modalidade de prestação de serviços gerais. Saber qual será os gastos com funcionários entre outas despesas.
Registro, CNPJ e o Alvará
Para que sua empresa seja legal, e possa atuar no mercado, é preciso que ela tenha registro, um CNPJ e, inclusive, o alvará de funcionamento. Do contrário, você não poderá atuar com o seu negócio no ramo de prestação de serviços gerais.
O registro, você consegue obter indo até a Junta Comercial do seu município. Caso não tenha esse órgão na cidade, o Cartório de Registro de Pessoa Jurídica poderá registrar a sua empresa.
Assim que estiver com o número de identificação do seu negócio, você pode acessar o site da Receita Federal, e solicitar um CNPJ. O procedimento pode ser feito de forma online.
Com o registro, o contrato social e o CNPJ, você pode ir até a prefeitura da cidade para dar a entrada com o pedido de alvará, para que a sua empresa de serviços gerais possua atuar de forma legal.