Abrir uma empresa

Passo a passo para abrir uma empresa empresa de reforma e acabamento das construções já finalizadas.

O ramo da construção civil como um todo vem crescendo muito nos últimos anos no Brasil e os materiais de acabamento é um item muito procurado. Saiba como abrir a sua empresa de acabamentos de maneira fácil.

Aos novos empreendedores que pensam em ter seu próprio negócio, abrir uma empresa de acabamentos e de materiais de construção civil em geral é, sem dúvida alguma, uma escolha acertada. Inclusive, o próprio SEBRAE atesta isto, pois é um ramo de negócios que cresce todos os anos.

Entra crise, sai crise, mas a construção civil nunca para de crescer, principalmente nas grandes metrópoles. E quando falamos em materiais de acabamento estamos falando de uma infinidade de itens, mais de 60, na verdade.

E muitos destes itens, como porcelanatos e azulejos, são bem requintados, peças caras, inclusive. Mas, para abrir a sua empresa de acabamentos, você precisa ficar atento à algumas etapas e passos importantes para que seu negócio possa decolar com tranquilidade e segurança. Confira!

Posso vender só materiais de acabamento ou tenho que vender os demais materiais de uma obra também?

Sim, você pode ter uma loja exclusivamente para a venda de materiais para acabamento. Os grandes centros de materiais de construção costumam diversificar bem o que vendem.

A intenção destes é que o cliente ao entrar na loja encontre tudo que precisa, desde ferramentas, metais, material pesado como cimento e afins aos materiais de acabamento e até de decoração.

No entanto, algumas pessoas preferem os locais mais específicos, pois acreditam que possam vender seus respectivos produtos com preços melhores, além de terem uma maior variedade de marcas e modelos.

Deste modo, fique tranquilo. Abra sua empresa de acabamentos e especialize-se neste tipo de material.

6 Passos para abrir uma empresa de acabamentos

1º. Passo: Organize-se e tenha um showroom

A organização é tudo, em qualquer ramo de negócio e até em nossas vidas. Assim, a primeira coisa que você precisa ficar atento ao montar a sua loja, a estrutura interna principalmente, é na organização dos materiais que irá vender.

Como comentamos, materiais de acabamento não são só pisos e azulejos. Podemos citar lâmpadas, luminárias, corrimão de escada e muitos outros. Outro ponto muito importante é tentar montar um ou mais showroom para que seus clientes possam ver como estes materiais ficam dispostos.

2º. Passo: Preocupe-se com a localização de sua loja

O ponto comercial é importante para quase 100% das lojas de varejo. No entanto, quando falamos de materiais de construção e acabamento, este item é ainda mais relevante

Atente-se se você está muito próximo aos grandes centros de vendas de produtos de construção e decoração, pois esta proximidade pode prejudicar um pouco sua clientela.

Você até pode estar próximo a outras lojas que vendam materiais de construção básicos, que não fazem concorrência direta com você.

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3º. Passo: Legalizando a sua empresa de acabamentos

Como toda e qualquer empresa, você precisa pensar na parte burocrática. A primeira coisa a fazer é procurar a ajuda de um contador. Isto não só porque a presença dele se faz obrigatória, mas também porque este profissional pode lhe ajudar em diversas etapas do negócio.

Basicamente, você precisará providenciar:

  • Registro na Secretaria da Fazenda (para o CNPJ);
  • Registro na junta comercial (para a IE);
  • Registro na prefeitura municipal (alvarás de funcionamento);
  • Enquadramento nas respectivas entidades sindicais;
  • Obtenção de alvará no corpo de bombeiros.

4º. Passo: programando o seu investimento inicial

Se você está pretendendo abrir um novo negócio, seja abrir uma empresa de acabamentos ou outro ramo qualquer, você precisa, claro, provisionar todo o capital necessário para cumprir todas as etapas do seu negócio. Este capital é o seu investimento.

A empresa, em dado momento, irá repor este investimento para você com lucros. Mas na hora de pensar em valores, você precisa ter uma previsão a curto e médio prazos, que cubra possíveis resultados negativos de sua empresa.

5º. Passo: montando sua equipe de vendas

Atendimento é tudo, ainda mais quando se fala em materiais de acabamento. Assim, ao montar a sua equipe de vendas, programe-se para que os devidos treinamentos sejam disponibilizados à mesma.

Algumas empresas disponibilizam estes treinamentos para a venda de seus produtos em sua loja. Pode ser uma boa alternativa também, principalmente se você tiver um showroom da respectiva em empresa.

6º. Passo: o Marketing de sua loja

Definitivamente, você e sua empresa de acabamentos precisam aparecer no antes, durante e depois. Isto significa que, independentemente do tamanho do seu negócio, você precisa pensar em marketing, isto é uma realidade nos dias de hoje.

Assim, você pode já provisionar o quanto pretende gastar com propagandas do tipo:

  • Panfletos;
  • Fachada;
  • Mídias sociais;
  • Site;
  • Cartões de visita, etc.

Não seja restrito quanto a estes gastos. Faça uma programação adequada (procure profissionais para isto) e invista em marketing. O retorno sempre é satisfatório.

Outro ramo de negócio muito importante e que também está em alta é o farmacêutico e muitos empresários têm apostado na ideia de abrir uma farmácia. Se você ficou interessado em saber como, leia o nosso próximo artigo, que detalha melhor o assunto.

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