Se você está pensando em como abrir uma empresa de automação residencial, prepare-se para viver um misto de sensações. Embora não seja nada muito complicado, a verdade é que abrir um negócio no nosso país é sempre um tanto trabalhoso por causa da burocracia.
No entanto, tendo o conhecimento necessário e uma ajuda especializada, esse processo pode ficar muito mais simples do que você imagina. Com isso, a abertura do seu negócio não precisará ser um problema.
Então, se você está mesmo interessado em aprender como abrir uma empresa de automação residencial, continue lendo e vamos descobrir todos os detalhes necessários para esse tipo de ação.
Como abrir uma empresa de automação residencial?
Pois bem, apesar da burocracia, tendo as informações certas não será difícil abrir sua própria empresa de automação residencial. Para ajudar anda mais nesse processo, vamos ver algumas dicas importantes logo a seguir:
Conheça o mercado de automação residência
Atualmente as soluções tecnológicas estão cada vez mais em alta, o que faz com que esse mercado de automação seja bem amplo. Com isso, você pode oferecer soluções tanto para pequenas quanto para grandes residências e complexos residenciais.
Mais do que isso, você pode até escolher uma área mais específica da automação para atuar, tornando o seu negócio mais especializado. Tudo isso vai depender da demanda e das oportunidades que o mercado oferece.
Portanto, nada melhor do que pesquisar bem e se informar sobre o assunto!
Serviços automação residencial
Os serviços que você poderá oferecer quando abrir uma empresa de automação residencial são muitos. Eles incluem tudo aqui que use a tecnologia para facilitar e automatizar tarefas habituais de uma casa convencional.
Nesse caso, você pode usar temporizadores, sensores de presença, comandos por kaypad, controle remoto e muito mais. tudo com o objetivo de aumentar o conforto, o bem-estar e a segurança dos moradores.
Com uma casa automatizada, é possível ligar o ar condicionado, irrigar o jardim, acender a lareira, abrir as janelas e muitas outras ações, que podem ser executadas remotamente mesmo.
Alguns sistemas permite até que você programe o sistema da casa para ligar o ar condicionado, por exemplo, quando o GPS mostra que está a caminho de casa.
Planejamento para iniciar a empresa de automação
Seja qual for o negócio que você pretende desenvolver, o planejamento é um fator essencial, visto que você precisa se planejar para minimizar a chance de erros.
Com um bom planejamento, você conseguirá visualizar mais claramente quais são os seus recursos, como é o mercado, como é a concorrência, quem são seus parceiros, quem serão os fornecedores, como você fará a divulgação, qual seu diferencial para se destacar, quanto vai gastar para começar e muitos outros detalhes.
Um bom planejamento é o que faz a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio.
Contratação da equipe para instalar a automação residencial
Entes mesmo de começar, você precisará contratar um contador para que ele possa ajudar você com todos os passos necessários para a abertura de um negócio.
Embora muita gente ache que pode economizar com isso, esse é um grande erro, pois a falta de um contador experiente pode ocasionar em uma série de gastos inesperados e perda de tempo.
Mais do que isso, você ainda precisará de pessoal para fazer o atendimento e agendamento dos serviços, consultores, um profissional para realizar os projetos, desenvolvedores de software, e técnico competente e treinado para fazer as instalações.
Mais do que isso, é preciso ainda de alguém responsável pela contabilidade e questões legais do negócio.
Onde comprar os aparelhos da automação residencial e predial
Para oferecer soluções verdadeiramente eficientes e de qualidade aos seus clientes, você precisa ter bons fornecedores. Assim, você terá as melhores tecnologias ao alcance de suas mãos, para realizar projetos altamente personalizados e bem feitos.
Somente com um bom fornecedor é que você poderá oferecer o melhor serviço aos seus clientes, ajudando-os da melhor forma a solucionar os seus problemas.
Instalação da segurança de automação.
Outro aspecto muito importante é garantir que todos os funcionários, gerentes e até mesmo você, o dono, entendem que as informações que circulam nas redes de automação devem sempre se tratadas cm a maior seriedade, sendo mantidas seguras.
Se o controle de uso de dados não for rigoroso e eficiente, essas informações pode ser vistas, alteradas e até usadas por pessoas mal intencionadas.
Então, além de segurança, é ideal que todos os funcionários trabalhem também cientes da confidencialidade dos dados, a fim de evitar problemas.
Pronto, agora você já sabe como abrir uma empresa de automação residencial e já pode começar o seu planejamento!