Ser um representante comercial PJ para vender produtos.
Abrir o seu próprio negocio e deixar de ser apenas um mero funcionário é o sonho de muita gente. No entanto, para ser dono da sua própria empresa é necessária muita experiência no ramo de mercado e já conhecer um número considerável de possíveis clientes.
Antes de partir para a prática e abrir a sua empresa de representação comercial, é prudente fazer uma analise financeira, ou seja, um cálculo de quanto esse sonho irá custar em valor para se tornar realidade.
Nesse contexto é necessário procurar um contador, ele irá mostrar, de acordo com o perfil da sua empresa, quais metodologias você deverá utilizar para abrir o próprio negócio.
Abrir uma empresa de representação comercial não é uma tarefa simples, no entanto com planejamento, organização e entendimento é possível. Veja alguns passos que você deverá seguir:
1. Fazer registro de pessoa jurídica e adquirir CNPJ
Esse processo é realizado junto a Receita Federal e para adquirir esse registro e o CNPJ, é necessário levar os seguintes papéis:
- Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica, encontrada no próprio site da Receita;
- Quadro de Sócios e Administradores (QSA), caso você não esteja abrindo a empresa sozinho;
- Ficha específica, com as características do negócio;
- Documento básico de entrada do CNPJ.
2. Fazer inscrição estadual
Essa inscrição só é preciso em caso de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ou seja, se a empresa for trabalhar com movimentação de mercadorias.
Esse tópico tem normas diferentes em cada estado. Em alguns o CNPJ e a inscrição estadual são feitos juntos na Receita Federal. Em outros, antes da inscrição é pedido um alvará de funcionamento da empresa.
3. Fazer o registro no CORE
Esse registro é feito no Conselho Regional dos Representantes Comerciais, que fiscaliza e regulamenta as atividades de cada função, proibindo irregularidades e prejuízos do dono da empresa e do cliente.
Para emitir esse registro o interessado deve portar:
- Contrato social da empresa e alterações contratuais (se tiver);
- CNPJ;
- Registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do contador responsável pela empresa.
4. Fazer alvará de funcionamento
Esse documento é emitido na prefeitura da cidade aonde vai se abrir a empresa. Antes de emiti-lo o interessado deve comprovar que possui atributos para abrir o seu próprio negócio.
5. Simples Nacional ou lucro presumido?
Antes optar por qual sistema aderir é importante consultar os órgãos responsáveis, pois com as mudanças na lei essa questão é objeto de dúvidas.