Conheça os 7 passos para você conseguir montar a sua farmácia.
Você é recém-formado em farmácia ou mesmo já trabalha como farmacêutico e sonha em ter sua própria farmácia, mas não tem ideia por onde começar. Neste post, você vai ficar sabendo como abrir a sua farmácia e ter sucesso com ela vendendo produtos farmacêuticos e higiene pessoal. Confira!
Abrir uma farmácia e/ou drogaria exige, primeiramente, uma estratégia muito bem elaborada. Aliás, este tipo de estratégia vale, inclusive, para qualquer tipo de negócio, afinal, são muitas coisas para pensar.
Localidade, ponto, fornecedores, parte burocrática e fiscal, contador e tantos outros detalhes que você vai precisar pensar e colocar na sua estratégia, e também em seu planejamento.
A ideia deste artigo é lhe ajudar a abrir a sua farmácia de forma correta, minimizando erros que podem trazer até prejuízos futuros. Na verdade, são 7 passos bem simples que irão lhe auxiliar a dar o pontapé inicial para ter a sua farmácia bem estruturada. Boa leitura!
Definindo o Modelo da sua Farmácia: popular ou tradicional?
Antes de iniciarmos com o passo a passo, é preciso que você decida qual modelo de farmácia será o seu negócio. A diferença é sutil, mas é muito importante. Na primeira, a popular, você foca estrategicamente no preço, que é o fundamental para este tipo de drogaria.
Assim, vale mais o menor preço e investir principalmente em genéricos. No segundo modelo, o tradicional, o preço não é o mais importante e sim os serviços e produtos adicionais que você oferece em sua farmácia.
No tradicional você poderá ter artigos de higiene, perfumes, maquiagens e muito mais.
Os 7 passos para você abrir a sua farmácia
- 1° Passo: a primeira coisa que você vai ter que fazer é, definitivamente, tentar conhecer bem este mercado farmacêutico. Tudo bem, você pode ter muitas dicas, estar até já trabalhando como farmacêutico para outra farmácia.
No entanto, isto não o faz conhecedor do mercado. No Brasil, ele é muito promissor, pode acreditar.
- 2° Passo: defina bem o perfil do cliente que você pretende atender. Isto envolve também o tipo de farmácia que você vai abrir: a popular ou a tradicional.
3° Passo: busque fornecedores confiáveis. Lembre-se que muitas vezes o menor preço pode significar pagar mais caro depois com problemas na qualidade de seus produtos.
Você vai conquistar clientes e, portanto, precisa oferecer mercadorias, remédios e serviços de qualidade.
- 4° Passo: atenção com o ponto comercial escolhido. Como em qualquer comércio varejista, o ponto comercial é fundamental para se obter sucesso no empreendimento.
Não se preocupe tanto com a concorrência. Você com certeza já encontrou locais e regiões onde existiam 2, 3 drogarias umas próximas das outras, e vendendo muito.
Isto acontece muito também, por exemplo, com postos de combustíveis, que enfrentam muita concorrência. Aproveitando, se você quer saber também como abrir um posto de combustível, não perca o nosso próximo artigo, que vai falar exatamente disso.
Mas, voltando às farmácias, para ter o melhor ponto comercial, observe se o local é de fácil acesso para seus clientes consumidores, se a estrutura do prédio comporta o tamanho de farmácia que você pretende abrir.
Visite, sugestivamente, outras farmácias e drogarias da região onde pretende montar a sua farmácia. Converse, se possível, com as pessoas e até com alguns clientes destas drogarias. Isto é informação para você, é conteúdo válido para você programar o seu diferencial, o diferencial do seu negócio.
Pode não parecer, mas um contador pode lhe ajudar com muitas dicas sobre isso. Consulte-o.
5° Passo: planeje a estrutura da sua farmácia e programe a sua equipe. A estrutura envolve fachada, prateleiras, balcões, computadores, etc. e a equipe deve ser suficiente para lhe auxiliar.
Além de suficiente, esta equipe precisa também ser bem treinada. Isto é fundamental para que você possa oferecer um bom atendimento e também bons serviços.
- 6° Passo: defina bem o seu investimento inicial e atente-se à origem destes recursos. Lembre-se que, como em qualquer empreendimento, você precisará de um capital extra para se manter por algum tempo, enquanto sua farmácia não lhe repõe o dinheiro investido.
Pode acontecer, no início, de você fechar um mês ou outro no vermelho, isto é até normal.
- 7° Passo: procure um contador para abrir a sua empresa. Quando falamos de contador podemos lembrar, em um primeiro momento, na parte burocrática. Esta parte envolve:
- CNPJ;
- Registro na Junta Comercial;
- Alvarás de todos tipos;
- Autorização dos bombeiros e vigilância sanitária;
- Receita Federal;
- Inscrições estaduais e municipais, etc.
Sim, este contador vai lhe ajudar nisso também, ou seja, em toda a parte burocrática, mas a presença de um contador vai muito mais além.
Por exemplo: ele poderá lhe auxiliar a decidir-se sobre a melhor forma fiscal para a sua farmácia, mesmo que geralmente a mais comum utilizada no Brasil até o momento é o Simples Nacional, o contador pode e vai te ajudar na escolha certa para o seu empreendimento!
Vai lhe dar dicas e direcionamentos, envolto ao seu negócio, que serão muito importantes. E se você é um farmacêutico empresário, com a presença constante de um contador, poderá ficar mais dedicado à sua profissão, pois, ao menor sinal de problemas o seu contador o notificará.
O Sebrae também auxilia o pequeno empreendedor a conseguir montar o seu próprio negócio, disponibilizando métodos eficientes e seguros para conseguir montar a sua farmácia.
Consultoria Farmacêutica
Também, logo após a sua abertura, pode se construir a possibilidade de adquirir uma consultoria especializada em farmácia, na qual o cliente terá uma análise completa do seu negócio e, embasada nesse diagnóstico, aplicará as medidas para obter resultado expressivos no futuro.
Aliás, o consultor farmacêutico abrange diversas áreas de trabalho dentro da farmácia, como o atendimento, o encaminhamento a outros especialistas, prescrever medicamentos isentos de liberação médica, entre outros. Podemos citar como exemplo, a Ultrafarma, uma das maiores redes de farmácia do Brasil, distribuídas em várias sedes pelo país.
Algumas consultorias também trabalham na área de Marketing e Financeira, então, é necessário realizar uma pesquisa afundo e contratar a melhor consultoria!
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