Como Montar Uma Administradora De Condomínios

É fato que o mercado atualmente oferece uma grande variedade de possibilidades e não há dúvidas de que os avanços tecnológicos ajudaram muito para isso e com isso saiba de uma oportunidade para montar uma administradora de condomínios . É por isso que hoje muita gente se pergunta como montar uma administradora de condomínios.

Pois bem, o fato é que os bons negócios são aqueles que sabem aproveitar as oportunidades do mercado para gerarem bons resultados. Então, se você também quer abrir uma administradora de condomínio e não sabe como, continue lendo e descubra todos os passos logo a seguir.

Veja como montar uma administradora de condomínios?

Pois bem, a primeira coisa que você precisa saber para poder montar a sua administradora de condomínios é observar o mercado. Com essa análise é possível identificar a real necessidade do empreendimento e perceber como é crescente a necessidade desse tipo de negócio.

O fato é que os condomínios são complexos e incluem fatores como manutenção, limpeza, serviços, contabilidade, mão de obra e muito mais.

Então, se você quer saber como montar uma administradora de condomínios, veja alguns passos essenciais:

Como é o mercado

Quando um condomínio contrata uma administradora, ele economiza custos e agiliza seus processos, pois troca uma série de profissionais por apenas uma empresa que reúne tudo o que ele precisa.

Funções de uma administradora

A administradora de condomínios tem uma série de funções, como a contratação das empresas que irão atuar nos condomínios, preparação e previsão de despesas elaboração da folha de pagamento, organização de assembleias, prestação de contas e outros.

Mais do que isso, a administradora ainda faz o recolhimento de tributos e de contribuições trabalhistas e fiscais.

Para isso, claro, a empresa que administra o condomínio cobra um valor percentual sobre a arrecadação condominial, lembrando que deve trabalhar junto com o síndico para a melhor gestão.

Contratos de serviços

É importante cobrar também custos que não integram o orçamento de serviço, mas que podem causar perdas para a administradora. 

Esses custos incluem despesas de transporte, de escritório, certidões de órgãos públicos, demissões e outros.

Entenda a concorrência

Os síndicos de condomínios procuram, normalmente, administradoras que são indicadas por outros síndicos ou que já tenham mais experiencia na área, além de uma estrutura mais sólida.

Por isso, para crescer nessa área, é essencial oferecer um serviço bem feito, de qualidade e que traga bons resultados.

Gestão de qualidade

Se você quer saber como montar uma administradora de condomínios, saiba que é essencial aumentar a receita e diminuir os custos. Por isso, ter o próprio departamento jurídico pode ser uma grande vantagem.

Para isso, procure profissionais que tenham experiencia na área de condomínios e que conheçam questões contratuais desse meio.

Receita de uma administradora de condomínios

Uma administradora receberá um percentual fixo sobre a arrecadação de um condomínio, que comumente varia entre 5% a 10%. Vale lembrar que a administradora também pode funcionar em um espaço que seja cedido pelo próprio condomínio, o que pode alterar o valor.

Entenda de leis e regras

Quando o assunto é administrar condomínios, existem algumas outras figuras envolvidas e é sempre essencial entender quais são os deveres e obrigações de cada um.

Quanto às questões de responsabilidade civil, quem responde pelo condomínio é a figura do síndico sempre. No entanto, em caso de problema causado pela administradora a questão pode ser diferente e é preciso estar bem ciente do que é de responsabilidade de cada um dos envolvidos.

Com isso, é possível ter uma maior sinergia entre ambos e conseguir resultados melhores, trabalhando em conjunto pelo bem do condomínio.

Documentação

Se você está se perguntando como montar uma administradora de condomínios, saiba que, de uma forma geral, os documentos necessários são simples, praticamente os mesmos precisos para abrir qualquer outra empresa.

Dentre eles, podemos citar os seguintes: CNPJ, Documentação na Junta Comercial, Copias autenticadas de CPF e RG, IPTU do imóvel em dia, Secretaria Estadual da Fazenda, Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda do imóvel e Alvará de funcionamento.

Mais do que isso, alguns outros documentos também podem ser solicitados de acordo com o município em que você deseja abrir a sua administradora.

Para que todo esse processo seja feito da forma correta, é ideal contratar uma assessoria contábil, que ajudará a evitar perdas de tempo e de dinheiro.

Mais do que isso, o contador vai ser essencial para a operação da sua empresa, sendo indispensável para resolver os assuntos da rotina da empresa.

Pronto, agora você já sabe como montar uma administradora de condomínios e como ter um ótimo resultado no mercado!

Liberação para abertura da empresa

Para montar uma administradora é preciso conseguir a liberação da abertura da empresa, pois não é simples como outros ramos de atividade, é preciso ter muita expertise no assunto, portanto uma contabilidade especializada é de total importância. 

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