Como montar uma empresa em Jundiaí SP

Se você chegou até aqui é porque quer saber como abrir uma empresa em Jundiaí/SP.

Neste artigo te guiaremos em todos os processos como documentação necessária e todas as outras informações extremamente importantes para que você abra seu negocio próprio e tenha sucesso no mercado do empreendedorismo!

Daqui em diante, nós te ajudaremos com um passo a passo como abrir de um CNPJ em Jundiaí/SP, em primeiro lugar, você precisa tirar o seu projeto da mente, e assim poderá iniciar todos os trâmites necessários.

Uma vez que você já tem traçada todas as estratégias de negócio, um passo muito importante para dar início ao funcionamento da sua empesa é programar todos os passos para que seu negócio se torne realidade.

A Cidade de Jundiaí

Cidade de Jundiaí

 

A cidade de Jundiaí, está localizada em São Paulo a 57 quilômetros da capital. Segundo dados colhidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município conta com 426.934 moradores (dados colhidos no ano de 2021) ocupando a 15° posição entre os municípios de maior população do estado, sendo o 6° maior do interior paulista.

Ele também ocupa a posição 59° de maior territoriedade, sendo bem maior do que quatro capitais do estado. É muito interessante saber também que seu nome é uma referência ao Rio Jundiaí.

O PIB de Jundiaí/SP foi de R$ 46,9 bilhões no ano de 2019, de acordo com o IBGE representando um crescimento de 7,61% comparado ao que foi registrado em 2018, este fato faz com que Jundiaí seja um dos municípios mais ricos de São Paulo.

A cidade de Jundiaí é também uma das cidades com melhor segurança do país, seu índice de mortandade/homicídio é de 6,88 para cada 100 mil habitantes, e ocupa a primeira posição em saneamento básico segundo o ranking do Instituto Trata Brasil, comparando as cidades brasileiras com habitantes acima de 300.00 mil.

Abrir uma empresa em Jundiaí SP: Siga esse Passo a Passo

Saiba como abrir uma empresa em Jundiaí,SP – você vai precisar levantar algumas informações que são de extrema importância para iniciar.

Veja abaixo como é possível ter seu negócio próprio com um bom planejamento, onde é o inicio de tudo para pode sair na frente d concorrência.   

Faça o planejamento

Com certeza o planejamento é o primeiro passo para dar início ao seu negócio, não há um começo sem se planejar, este passo é muito importante quando se inicia um novo empreendimento, sem um planejamento as chances de tudo dar errado são imensas.

Não podemos pensar somente no lado burocrático, como a documentação, os fornecedores, a mão de obra, ente outros, essas etapas serão importantes também, mas apenas depois do planejamento estar totalmente pronto, é muito necessário respeitar as etapas

O fato de tem um bom planejamento é o primordial, e uma vez que ele já está concretizado, é hora de partirmos para uma nova etapa, que é colocar no papel, em planilhas, e principalmente decidir qual empreendimento será o escolhido.

É importantíssimo também, pensar e escolher seu publico alvo, estudando a concorrência, analisar dados, e se preciso montar uma planilha com todos as informações colhidas.

Agora vamos pensar, qual o segmento de negócio que você pretende abrir?

Ideias de negocio para 2023

Após lançada a estratégia, feito todo o planejamento, é hora de identificar o tipo de empresa que você quer abrir.

É comum que as pessoas busquem abrir um MEI (Microempreendedor individual), este tipo de empresa é indicado para quem possui um faturamento baixo, em torno de R$ 81.000,00 no decorrer de um ano.

Se o empreendedor, faturar a mais, é indicado que abra uma Microempresa (ME), que pode chegar a R$ 360.000,00 dentro de um ano, a indicação da abertura do ME neste caso é pelo fator de que é compensatório para o empreendedor.

É indicado também que se abra uma EPP (Empresa de Pequeno Porte), isto para quem visa faturar bem, este faturamento pode chegar a R$ 4,8 milhões.

E quais são os regimes tributários?

– Lucro Presumido: Este é um tipo de regime tributário embasado no valor da estimativa fiscal do lucro, explicando, ela é uma margem lucrativa fixada por lei, que não precisa de forma necessária corresponder integralmente ao lucro da empresa.

– Simples Nacional: Aqui temos um regime tributário simplificado, indicado para micro e pequenas empresas, na maioria dos casos, é o regime tributário mais indicado pois permite todas as arrecadações de todos os impostos estaduais, federais e do município, todos em uma única guia, a DAS (Documento de Arrecadação do Simples). É importante lembrar que a alíquota do imposto é diferente para cada faturamento bruto, ele é separado em faixas, até chegar ao faturamento bruto do ano, com o valor máximo de 4,8 milhões.

– Lucro Real: Aqui temos um regime que apura os lucros ou prejuízos por intermédio de receitas, despesas e custos, para se ter ciência dos impostos, entretanto, este regime tributário só é indicado para algumas empresas, e para tal, antes é feita uma avaliação tributária para se chegar a melhor decisão, se é viável optar por esse regime ou não.

 

E os tipos jurídicos?

Tipos de empreaa

Até aqui te mostramos um pouco dos passos a seguir para você abrir sua empresa em Jundiaí/SP, e você pode ter uma noção de qual o regime tributário se enquadrará melhor na sua empresa! Neste tópico vamos te mostrar os tipos jurídicos, que consiste na classificação de forma simplificada que os órgãos públicos utilizam para identificar ou criar uma empresa.

É muito importante que esta etapa seja feita no início do seu planejamento, sem este passo será impossível você seguir adiante com as outras informações, e seu negócio pode não dar certo logo no começo, e não queremos isso, não é mesmo?

  • LTDA: Esta empresa é constituída por duas ou mais pessoas. Que possuem um capital social, que pode ser dividido em partes iguais ou não entre todos os sócios para que seja firmada a sociedade entre eles.
  • Empresário Individual: É constituído por apenas uma pessoa, onde o nome da empresa é o seu nome civil completo ou também abreviado, todavia, por vezes o patrimônio pessoal pode ser confundido com o patrimônio empresarial, isto também pode acontecer com o MEI (Microempreendedor Individual), vae analisar todas as possibilidades antes de determinar as escolhas quanto a este tipo de empresa.
  • Sociedade Limitada Unipessoal: É uma modalidade nova de empresa constituída por uma única pessoa, mas com o tratamento jurídico de uma Limitada. Aqui temos uma empresa cujo patrimônio do sócio está deveras protegido, diferente do Empresário Individual e o MEI, esta é a melhor escolha para quem não quer ter uma sociedade.

Consulta de viabilidade na prefeitura

No presente momento, a maioria das Juntas Comerciais e Prefeituras, são interligadas com o sistema de registro.

Assim sendo, quando você for abrir seu negócio em Jundiaí/SP ou para sermos mais específicos, nos termos populares: quando você for abrir uma firma, é importantíssimo primeiramente, avaliar se o local onde você planeja fazer a instalação da sua empresa tem viabilidade.

As atividades da sua empresa necessitam de autorização da prefeitura do município, para que seja possível o funcionamento do seu negócio, para que você não tenha imprevistos futuramente.

Qual a documentação necessária para abrir uma empresa em Jundiaí?

Se você já consultou a viabilidade com a prefeitura, e ela foi aprovada, chegou o momento de começar a separar toda a documentação necessária para abrir a sua empresa!

Hoje em dia já não se faz necessário aquela lista gigantesca e infinita com documentos, tendo em vista que o governo possui acesso das informações de todas as pessoas e empresas, desde o lançamento da sincronização de dados.

Sem mais delongas, vamos a lista de documentos:

Para sócios:

  • 1 cópia simples do comprovante de endereço residencial de todos os sócios e certidão de casamento, se casado;
  • 1 cópia já autenticada de RG já com o CPF ou carteira de habilitação de ambos;
  • Recibo da entrega de declaração do IR (de um sócio), se tiver declarado no ano da abertura da empresa.

Para a empresa:

  • 1 cópia simples do IPTU do imóvel onde será instalada a empresa;
  • 1 cópia simples do contrato de locação ou contrato de compra e venda.

Processo para abertura da sua empresa em Jundiaí/SP

passos para abrir empresa

 

Para ter sucesso na abertura da sua empresa em Jundiaí/SP, você primeiramente precisará ir até a Junta Comercial do Estado de São Paulo a JUCESP.

Logo após reunir toda a documentação e ser aprovado pela viabilidade da prefeitura, e você precisará ter tudo bem preenchido já pronto para protocolar junto aos itens abaixo:

  • 3 vias do Contrato Social para Sociedade ou 3 vias do Requerimento de Empresário para Empresários Individuais;
  • Fichas e Capas do JUCESP
  • Pagar as taxas por meio das guias de arrecadação DARE e DARF.                                                            Após todos estes trâmites serem aprovados, lhe será concedido o NIRE (Número de                        Identificação do Registro de Empresas) emitido pelo JUCESP

E o CNPJ?

Logo após a documentação da JUCESP estar registrada, em seguida você terá o número do CNPJ, emitido pela Receita Federal.

O processo envolvido na abertura da empresa da JUCESP e na Receita Federal são bastante ágeis, não demoram muito tempo.

No prazo de três dias úteis você já terá o seu CNPJ, desde que todo esse processo seja efetuado por um especialista no assunto, como um contador.

Inscrição Estadual

A Inscrição Estadual já foi considerada como de extrema burocracia a muitos anos atrás.

Mas atualmente é a mais rápida, considerando que todas as informações estejam certas e dentro de todas as formalidades citadas até agora neste artigo e principalmente se o endereço da empresa e sua atividade estiverem bem estabelecidas.

Alguns segmentos empresariais são obrigados a possuir a inscrição estadual, como por exemplo: comércios, serviços de transporte interestadual e intermunicipal, indústrias e comunicação e energia.

Em certos casos, como o do resultado parcial do processo, o contribuinte será notificado para a apresentação documental para que seja feita a emissão da inscrição estadual.

Estes documentos com certeza você já os possui, que são: documentos dos sócios, contrato de locação ou contrato de compra e venda, documentação dos sócios, bem como o IPTU.

Lembrando que, é  possível que o estado cobre provas de instalação, se houver alguma residência no local da empresa.

E quanto aos licenciamentos e alvará de funcionamento?

alvará de licenciamento

Será necessário para algumas atividades, alguns licenciamentos, para exemplificar: as indústrias precisam de uma licença da Cetesb, um Alvará do Corpo de Bombeiros (AVCB) e não menos importante um alvará de uma licença de funcionamento emitida pela prefeitura.

Já os bares e restaurantes precisam de um alvará emitido pela Anvisa, um alvará do Corpo de Bombeiros (AVCB), e o alvará da prefeitura.

Agora, quando falamos das atividades exercidas pela área da medicina, estes precisam do registro no órgão de classe, que no caso é o Conselho Regional de Medicina (CREMESP), um alvará de funcionamento da prefeitura, isto quando se tratar de certos tipos de consultórios médicos e um Alvará do Corpo de Bombeiros (AVCB).

É importante ressaltar que tais licenciamentos são feitos por empresas especializadas, este serviço dificilmente será feito por um escritório contábil. Entretanto, como por diversas vezes há a necessidade de um laudo técnico, estes são expedidos pelos engenheiros, uma montagem processual só pode ser executada com perfeição por um especialista.

Para algumas empresas que não tem um estabelecimento físico, ou que tem alguma atividade que não oferece riscos, como empresas prestadoras de serviço, conseguem obter essas licenças de forma automática, diretamente no portal de licenciamento da prefeitura, ou dependendo do caso podem ser dispensadas de possuir essas licenças de acordo com o previsto na lei da Liberdade Econômica, que foi aprovada no ano de 2019.

O que é um Certificado Digital? Devo ter um?

O certificado digital é um documento eletrônico, que identifica pessoas e empresas, ele é indispensável, pois somente com ele você conseguirá realizar muitos procedimentos eletrônicos.

As empresas necessitam de um certificado digital para que possa registrar seus empregados, bem como assinar documentos digitais, e além de tudo o certificado terá a finalidade de transmissão das declarações através do escritório contábil.

Hoje em dia o certificado digital tornou-se obrigatório para o envio o E-social por exemplo, que consiste em um novo tipo de sistema de escrituração digital que cabem as obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias.

Quanto tempo e qual o valor para se abrir uma empresa em Jundiaí/SP?

Valor da abertura da empresa

Há uma diferença de valores cobrados por escritórios de contabilidade, isto depende do tipo de empresa, não se trata de um valor único e generalizado, isto dependerá de muitos fatores como por exemplo se a empresa é uma sociedade, um MEI ou um empresário individual.

Prazo para abertura da empresa

Isto depende da atividade da empresa, o prazo varia na média de 10 dias (estimativa)para que seja possível reunir todos os documentos, mas se porventura você tiver algum alvará ou licenciamento, este prazo poderá ser alterado, mas esses prazos não são absurdamente longos para o tempo de espera de liberação desses documentos, hoje contamos com os sistemas muito informatizados do governo, que são muito bons e nos ajudam a reduzir os prazos. A abertura de prazos independe se é uma empresa individual ou se é uma sociedade.

Agora que você conhece todos os principais passos para a abertura de uma empresa em Jundiaí/São Paulo, é possível responder alguns questionamentos a seguir:

Como está o setor empresarial em Jundiaí/SP, já não está saturada? Será que terei êxito no meu novo negócio?

Como falamos no início deste artigo, Jundiaí é uma cidade bem grande, e que certamente está pronta para receber novos negócios e empreendedores, mesmo que na cidade já existam muitas empresas, é sempre possível receber mais e mais.

A cidade possui uma população consumidora extremamente grande, podemos considerar os altos níveis de consumo existentes estatisticamente desta cidade que está em constante expansão.

A cidade conta com muitas oportunidades de startups que vêm tomando forma dia após dia, o que significa o ampliamento do espaço dos segmentos que o município necessita, existem muitos habitantes que utilizam os serviços dessas empresas.

Contrate um contadoro

Claro! O contador tem muitas funções importantíssimas para o bom funcionamento da sua empresa, nas quais só ele está apto e pode fazer tudo da forma mais rápida e eficaz.

Podemos citar como exemplo as obrigações fiscais, trabalhistas e contábeis.

O contador não é substituível quando se trata de uma consultoria contábil bem-feita, elaboração de contratos, ele é o mais indicado para a abertura de uma empresa, tanto quanto para sua finalização.

 

A Contabilidade Olimpia

Nossa contabilidade está pronta para realizar todos os tramites necessários para que você abra seu MEI, ME ou EPP, da forma mais rápida, ágil eficiente e acima de tudo segura, sem a necessidade de você sair da sua casa.

Quer mais informações de como podemos te auxiliar na sua mais nova jornada? Entre em contato conosco!

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