Como trabalhar como médico na Alemanha – Tire suas dúvidas

Trabalhar como médico na Europa é a aspiração de vários profissionais de saúde no Brasil. Aliás, poder trabalhar em um hospital de referência, possuir experiência internacional, melhor qualidade de vida e sensação de segurança com uma família europeia foram os pontos básicos dessa decisão, então, nesse artigo vamos discutir Como trabalhar como médico na Alemanha.

No entanto, saiba que todos os médicos na Alemanha são especialistas, mesmo aqueles que têm 3 anos de formação como médicos generalistas (residência médica) Medicina Geral e da Família e entenda como funciona o sistema de validação na Alemanha.

Dentro da UE/Suíça /EFTA: como funciona?

De abril de 2012 á dezembro de 2019, dos mais de 47.500 médicos registrados na Alemanha, quase 19.300 são médicos com diplomas fora da UE/ Suíça/EFTA.

No entanto, para médicos que terminaram uma especialidade médica na UE/Suíça/EFTA, sistema de reconhecimento automático da Diretiva de Reconhecimento Profissional (2005/36/CE) no geral aplica se (artigo 24) e todos os países da UE são necessários a cumprir estas regras.

Aliás, não existe verificação do conteúdo equivalente para médicos de países da UE/Suíça/EFTA, porém, uma verificação puramente formal do documento no prazo legal de três meses e, claro, nível de língua alemã (nível C1) em todos os casos. Um exame é um requisito para obter uma licença para praticar medicina.

O processo leva mais tempo para médicos formados fora da UE/Suíça/EFTA.

Ruth Wichmann, chefe do departamento para assuntos estrangeiros da Associação Federal MB (Marburger Bund) em Berlim, falou em um evento online na Baixa Saxônia MB que geralmente leva meses ou até anos para concluir todas as formalidades e exames.

Atualmente, só na Baixa Saxônia, existem 1.270 processos de admissão de diploma aguardando avaliação, sabendo-se que na Alemanha essas instituições não têm pessoal suficiente para atender à enorme demanda do processo. Existem até áreas, como Berlim, onde somente uma pessoa é responsável por meio de tudo.

Isso torna esses processos mais demorados. Mas, lembramos que quando nos referimos a médicos estrangeiros, nos referimos a todos os médicos que estudam medicina fora da Alemanha, independentemente da nacionalidade.

Pode levar muitos anos o processo

Isto, pois! Os médicos de países terceiros, aquilo a que chamamos médicos formados fora da UE, têm de provar separadamente que o seu diploma/formação equivale a um diploma alemão. Mas, para isso, devem passar por verificação de equivalência através de documentos de formação, currículos e certificados.

Para o efeito, apresente os documentos à autoridade de licenciamento competente em cooperação com a Gutachtenstelle für Gesundheitsberufe (GfG) em Bonn ou com especialistas externos. Caso a avaliação seja positiva, o requerente vai ser reconhecido por meio da autoridade licenciadora por meio de seu treinamento médico.

No entanto, caso seja achada uma diferença significativa que a experiência de trabalho ou demais habilidades não compensam, é necessária uma verificação de conhecimento. O exame abrange sobretudo medicina cirurgia e interna, e é feito por associações médicas ou médicos que trabalham em universidades, dependendo do estado federal. Em vários casos, passar no exame requer meses de preparação.

O processo de validação do diploma: quanto custa?

Na ZAB, por exemplo, o processo de obtenção de certificado equivalente custa 485 euros, com um acréscimo de 100 euros por cada diploma extra. Aliás, há ainda as taxas de fazer a Apostila de Haia e as traduções juramentadas. Assim, essas taxas podem variar muito dependendo da sua região no Brasil e do intérprete juramentado que você escolher.

Mas, vale pesquisar os preços dos tradutores que achar, ou buscar indicações de amigos e conhecidos que já passaram por meio do processo, pois esses preços podem variar muito. Por isso, a regra é simples: quanto mais diplomas ou documentos, mais caro fica o processo.

Quanto tempo demora para o processo ser feito?

Levará pelo menos um mês para coletar toda a papelada, anotar e traduzir tudo. Isso caso você não tenha problemas ao longo do caminho. Em seguida, o envio dos documentos ao ZAB e o pagamento da taxa, o processo de análise para verificação do diploma pode demorar até três meses.

Necessita validar o diploma para trabalhar na Alemanha?

Depende da sua carreira e propósito. Por exemplo, os jornalistas não são pedidos a validar seus diplomas porque o setor não é regulamentado no país. Por isso, para trabalhar como jornalista na Alemanha, é provável que ninguém peça o seu diploma.

O mesmo vale para ocupações relacionadas à tecnologia (desenvolvedores, web designers), artes e qualquer outra ocupação não regulamentada. No entanto, como dissemos antes, aqueles cujas ocupações são regulamentadas necessitam passar por esse processo, possivelmente até fazendo exames, produzindo um certificado de proficiência linguística e muitas outras etapas.

Contudo, quem deseja realizar mestrado ou doutorado, deve passar por esse processo e apresentar um certificado de equivalência. Enfim, por meio do site oficial da UE, você poderá pesquisar por profissão e país para saber se sua profissão é regulamentada.

O caminho normal e ideal para os brasileiros interessados é:

● Aprender alemão nível (B2-C1);

● Realizar prova de proficiência (objetivo C1);

● Realizar a prova de alemão técnico Fachsprachprüfung;

● Prova de Equivalência (Kenntnisprüfung Medizin) prova de conhecimentos médicos;

● Seguir estes passos, realizar toda a formação conforme o programa de residência médica;

● Preencher todo o Logbuch;

● E por último a prova de título.

Além disso, há três alternativas para você começar o processo de ser “Approbation” na Alemanha:

1. Faça isso comparando cursos (equivalente a um diploma alemão) – Gleichwertigkeitsprüfung für ausländische Ärzte

2. Obtenha uma autorização de trabalho (Berufserlaubnis) e conclua todo o processo em 2 anos.

3. Faça os testes de Alemão Médico (Fachsprachprüfung) e Conhecimento Médico (Kenntnisprüfung).

Assim, quem escolhe por meio do BE (Berufserlaubnis) deve estar ciente que o tempo de permanência no cargo de médico assistente não dá direito ao reconhecimento como tempo de residência, e essa mudança ocorreu em 2018.

Em seguida, da obtenção do diploma (aprovação), o médico pode começar uma residência médica na Alemanha. Requisito pedido para exercer no país. Enfim, todos os médicos na Alemanha têm qualificações de residência, incluindo médicos generalistas.

Rolar para cima