O balanço patrimonial é um modo de demonstração que ajuda a empresa a visualizar toda a sua saúde financeira, é um fator fundamental para o negócio.
Normalmente é dividido entre as partes “ativos” e “passivo”, nele é mostrado todos os bens e direitos da empresa e também suas obrigações e dívidas.
Ao ter uma boa visão sobre esse levantamento ajuda a contabilidade a ser mais proativa e assertiva e proativa e a empresa tem mais facilidade de gerenciar tudo de uma forma melhor.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Balanço Patrimonial: Sua importância
O Balanço Patrimonial é um levantamento de suma importância que irá ajudar as empresas de todo tamanho em sua gestão. Ela faz parte da contabilidade. E ainda serve de apoio para que todo tipo de negócio saiba tomar suas decisões e possa melhorar sua administração financeira.
Portanto, o Balanço Patrimonial nada mais é do que uma demonstração contábil. Nele é apresentado a posição patrimonial e financeira das empresas de forma qualitativa e quantitativa de um determinado período de tempo.
Portanto, o balanço patrimonial é parte fundamental de todas empresas. Através dele é possível estabelecer uma verificação do equilíbrio entre o que a empresa possui e o que ela “deve”.
As obrigações fiscais
Entre os deveres estão as obrigações fiscais do dia a dia do negócio e as dívidas.
A empresa precisa estar sempre de olho no equilíbrio das dívidas, caso contrário ela pode se desregular financeiramente e acabar contraindo mais dívidas do que o que é arrecadado, e isso pode comprometer seu futuro.
Ao se encontrar em um quadro de dificuldades, é possível analisar quais bens a empresa possui e liquidar alguns deles para quitar ou para investir em crescimento. Portanto, é importante lembrar que não é só o que ela lucra que entra no balanço.
Lá também deve contar todas as suas posses, que compõem seu patrimônio. Assim, o balanço patrimonial é muito mais do que um simples controle de fluxo de caixa.
Balanço Patrimonial: para que serve?
O balanço patrimonial é uma obrigação prevista pelo Código Civil para grande parte das empresas, esse levantamento é de extrema utilidade.
Até mesmo as empresas de pequeno porte devem fazer o balanço patrimonial, ele ajuda a enxergar com mais precisão, clareza e transparência a situação financeira em que sua empresa se encontra. Esse processo garante melhores condições de gerenciamento do seu negócio.
A principal função do balanço patrimonial é fornecer um quadro preciso da contabilidade e situação financeira das empresas em um determinado período.
O balanço normalmente é realizado sobre o decorrer de 1 ano. O balanço é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa e deve ser produzido de forma precisa e com rigor, com o objetivo de auxiliar um controle do patrimônio eficiente.
Através do relatório é possível verificar de forma clara as entradas e saídas de dinheiro, dessa forma:
O relatório indica o momento da empresa, identifica a capacidade de endividamento, lucratividade, crescimento e investimentos da empresa. Dessa forma fica fácil tomar decisões e criar planos certeiros com base nos dados.
De que é composto? Qual sua estrutura, e como fazer?
Geralmente, o balanço patrimonial possui uma estrutura padronizada, onde é informado a data de início e fim do relatório e prevendo uma parte para relatar os ativos de forma detalhada, outra para os chamados passivos e, por fim, o Patrimônio Líquido.
O que é Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido na contabilidade?
Uma forma para compreender melhor cada parte do Balanço Patrimonial, é preciso entender as diferenças entre ativos, passivos e patrimônio líquido. Veja a seguir as explicações sobre eles:
Ativo
Os ativos têm relações com todos os bens que a empresa possui. Entre eles podem estar os imóveis, equipamentos de escritório e até os softwares e maquinários, caso tenha.
De forma resumida, nos ativos está incluído tudo que a empresa possui e que pode ser vendido e convertido em dinheiro, além do montante em caixa.
Além de tudo que já foi citado, também conta os valores que ela tem a receber. Normalmente isso se configura nas dívidas a receber. Ou seja, tudo que lhe devem tem direito assegurado de receber.
Passivo
Os passivos, por sua vez, são todas as obrigações que a empresa tem, sejam elas as dívidas ou gastos obrigatórios, como o pagamento do salário dos trabalhadores e contas.
Também são enquadrados nessa parte todos os impostos e tributos que precisam ser pagos, de natureza variada,como eventuais empréstimos, pagamento de fornecedores, entre outros.
O patrimônio líquido, no Balanço Patrimonial, refere-se a uma conta entre os ativos e os passivos, para verificar o que de fato a empresa possui. Isso também ajuda a entender qual seria a situação se por acaso fosse necessário se desfazer dos ativos para cobrir o que há de obrigação.
Portanto, o Patrimônio Líquido é considerado o capital que a empresa tem disponível efetivamente em caixa. Esse capital também pode ser usado para fazer reinvestimento na própria empresa, seja para melhorar o espaço, modernizar e expandir suas atividades.
Qual sua importância?
Ao fazer o balanço patrimonial da sua empresa, é possível ter uma visão objetiva e detalhada da sua situação financeira de negócio. Com essa visão de como anda sua empresa, é possível tomar algumas decisões com base nas informações, evitando impactos negativos no seu negócio.