A contabilidade registra informações sobre os ativos de uma empresa. Entender quais são os lançamentos contábeis é crucial para controlar as contas da empresa com precisão.
Os gerentes precisam de números sobre sua empresa porque os ajudam a entender o verdadeiro estado da empresa. Com esse conhecimento, eles podem tomar decisões mais alinhadas ao seu ambiente.
Os contadores precisam se concentrar em tornar os lançamentos contábeis o mais eficientes possível. Aqui estão algumas dicas: o que é um lançamento contábil, quais elementos estão incluídos no lançamento, como realizar bem o lançamento, quais erros são cometidos com frequência no processo e como evitá-los.
Lançamento contábil: O que é?
As leis e técnicas contábeis devem ser seguidas no registro dos fatos contábeis da empresa. Estes são os eventos que causaram alterações no patrimônio das empresas. O registro é registrado em ordem cronológica.
Tanto a demonstração de resultados quanto o balanço patrimonial contabilizam a ?receita operacional?. Este é um item de linha incluído em ambas as seções contábeis do demonstrativo financeiro. Uma receita operacional representa a quantia total de dinheiro que uma empresa ganhou com suas operações comerciais normais, antes que quaisquer outras deduções sejam feitas.
Os ativos e contas a receber da empresa estão listados em Ativos no balanço patrimonial. Alguns deles podem ser estoque, imóveis, nomes de marcas, conta bancária, caixa registradora e equipamentos.
A empresa tem muitas obrigações, como pagar os salários dos funcionários, recolher impostos, lidar com fornecedores, etc. Essas são as responsabilidades da empresa.
O total de ativos de uma empresa, menos seus passivos, é o patrimônio líquido. Esta é a riqueza líquida da empresa, incluindo capital social, reservas indivisas de lucros, lucros acumulados perdidos e muito mais.
A empresa ganha dinheiro com a venda de seus produtos, retorno de investimentos, licenciamento de direitos e muitas outras fontes. Todas essas receitas são categorizadas como receitas.
Há muitas despesas que vão para a gestão de um negócio. Esses são todos os gastos que são usados no negócio e são aspectos negativos da margem de lucro. Essas podem ser despesas com manutenção de equipamentos, manutenção do escritório e muito mais.
A otimização dos processos de negócios é possível criando modelos de lançamentos contábeis e fazendo com que os funcionários usem modelos para os lançamentos que usam com mais frequência. As informações preenchidas para o modelo podem ser relativamente mínimas.
Como fazer lançamentos contábeis de forma eficiente
As transações de vendas e folha de pagamento foram registradas em diários separados. Esses livros e cadernos costumavam ser orientados a papel e caneta e têm sido usados por muitos séculos.
O ciclo contábil inclui relatórios sobre essas transações como um resumo. A única maneira de inserir dados em registros financeiros naquela época era contabilizar manualmente cada entrada no diário.
Os contadores costumavam inserir lançamentos manualmente, pois o software de contabilidade não estava disponível.
Hoje, à medida que as tecnologias crescem, existe um software de contabilidade, que automaticamente coloca as transações nas contas corretas à medida que as faturas são feitas. Isso permite que os contadores façam menos entradas de diário de trabalho manualmente e pode até ajudar os proprietários de pequenas empresas a fazer sua própria contabilidade.
Elementos essenciais do lançamento contábil
Os diários contêm as informações mínimas necessárias, como quem pagou o quê a quem, quando o pagamento ocorreu e quanto foi pago.
A empresa está localizada no local.
A data de registro é o dia, mês e ano em que ocorreu o registro.
A conta devedora é a conta que foi reduzida quando uma dívida foi adicionada. É fundamental saber que essa conta é sempre a primeira na postagem.
A conta que foi creditada (dinheiro recebido) é chamada de conta do credor. Essa conta é geralmente indicada com a letra “a” antes dela.
O valor das operações expresso em unidades monetárias.
Não há um padrão de como a história da operação é escrita, mas a maioria dos profissionais da área usa frases como as seguintes para descrever como foi a cirurgia:
Se a conta do credor for “dinheiro”, use pago.
Se a conta de débito for dinheiro, use recebido.
Quando a conta de caixa não está envolvida, o dinheiro é importado para um país.