Saiba como conseguir pacientes para um consultório médico na área da saúde
Quais serviços para consultório médico são necessários oferecer?
Abrir um consultório médico não é tarefa fácil e, muitas vezes, requer tempo e dinheiro.
O objetivo de um consultório é atender os pacientes com consultas médicas, onde o profissional verá os sintomas e pedirá exames para que, depois, ele possa analisar e definir um diagnóstico.
Antes de saber quais serviços para consultório médico, é preciso definir em qual área irá atuar. Afinal de contas, no campo da medicina existem diversas opções para escolher.
De acordo com a Agência Nacional de Saúde (ANS), existem 54 categorias diferentes, e suas definições estão ligadas ao tipo de regime tributário da empresa.
O foco do consultório médico é o atendimento, tendo a possibilidade de dois ou mais médicos dividirem o mesmo lugar, mas cada um tendo sua própria lista de pacientes, sua secretária e sua marca, sem confundir o atendimento.
Quais serviços para consultório médico?
Muito se pergunta quais serviços para consultório médico? Como o foco é no atendimento ao paciente, não há a obrigatoriedade de realizar exames complexos, como hospitais e clínicas médicas devem fazer.
No entanto, a atividade médica ambulatorial restrita a consultas, permite que sejam feitos pequenos exames nos consultórios.
Atividade médica ambulatorial restrita a consultas, é uma unidade de saúde que está apta a realizar atendimentos médicos sem agendamento prévio do paciente.
Mas ela apenas oferece especialidades básicas do ramo da medicina como: clínico geral, pediatria, ortopedia e pequenas cirurgias. Afinal, isso não oferece internação, ao contrário dos hospitais.
Contudo, se o paciente precisar de internação, poderá providenciar a transferência e direcionar o procedimento do caso.
Em suma, a assistência médica trata casos mais simples, e encaminha os mais graves para centros de saúde especializados.
Reúna documentos para abrir um consultório
Quer abrir um consultório sem ter problemas com a lei? Então, busque documentos necessários para regularizar o consultório. É preciso pedir uma autorização do corpo de bombeiros e também da vigilância sanitária.
Além disso, para abrir empresa, é necessário ter o CNPJ, que se resolve na Receita Federal. Um alvará de funcionamento e um cadastro no CNES completam a lista de documentos.
O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), é o sistema onde estão todas as informações dos estabelecimentos de saúde do país. Ele atende estabelecimentos do SUS ou de outra natureza jurídica. Sem esse cadastro, não se pode abrir um consultório.
Telemedicina
A telemedicina também está inclusa dentre os serviços para consultório médico, o processo ganhou força na pandemia devido às restrições impostas, para que a população tivesse a menor porcentagem possível de contágio da Covid-19.
O mundo digital tem colaborado para que esse serviço funcione cada vez melhor para todos. Ela funciona como um monitoramento de pacientes, combinando com troca de informações médicas, e na análise dos resultados dos exames.
A entrega de exames é através do meio digital e apoia a medicina tradicional, que é a presencial, como estamos acostumados. No mundo inteiro, são feitas as teleconsultas que visam otimizar a troca entre médico e paciente.