O empreendedorismo e a contabilidade andam juntas, porque tem uma relação muito próximo e com isso uma contabilidade empreendedora é de total importância .
Desse modo, na prática, a contabilidade empreendedora é um dos pilares que mantém os negócios funcionando, principalmente no início, onde o orçamento é menor, cada passo precisa ser calculado e a margem de erros é apertada.
Além disso, no período inicial de atuação de uma empresa, existe uma situação crítica. Inclusive, segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2018, uma a cada quatro empresas finaliza suas atividades antes de completar dois anos.
Ademais, esse dado constata como é difícil empreender sem ter suporte contábil e sem planejamento.
Nesse sentido, para que seu negócio não fracasse, você precisa agir com estratégia.
Por isso, a seguir, vamos falar sobre a contabilidade empreendedora e sua importância.
Contabilidade empreendedora
A estrutura de um negócio de pequeno porte é mais simples, mas no mercado atual é muito difícil prosperar sem realizar as análises devidas.
Ademais, empreender no mercado atual, baseando-se apenas no tino empresarial, é um grande risco da empresa vir a fracassar.
Desse modo, o sucesso do empreendedorismo atualmente está altamente relacionado a planejar ações, analisar informações, estudar o mercado.
Assim, quem quer empreender, inicialmente, necessita compreender conceitos básicos.
Incluindo, plano de negócios, fluxo de caixa, capital de giro, custos variáveis e custos fixos, planejamento financeiro e tributário.
Além disso, cada conceito auxilia o empreender a ganhar mais visibilidade e previsibilidade sobre suas atividades.
Nesse sentido, todos estão ligados diretamente a contabilidade, o segmento evoluiu muito no decorrer dos anos, resultando em uma das ferramentas mais estratégicas para gerir e conduzir negócios.
Qual a importância da contabilidade empreendedora?
A contabilidade empreendedora é muito importante para um negócio.
De maneira geral, a contabilidade fornece integralmente o suporte que o empresário precisa para analisar os custos envolvidos nas ações, suas finanças, tributos e outras questões que influenciam no orçamento do negócio.
Isso significa, que são fatores muitos importantes para administrar e conduzir qualquer categoria de negócio.
Além disso, um dos efeitos mais vantajosos da contabilidade empreendedora sobre a jornada do negócio é otimizar o controle financeiro da empresa.
Desse modo, tomar esse aspecto como base, faz com que o empresário tenha uma maior visibilidade sobre a realidade do empreendimento, principalmente quanto aos resultados.
Ademais, esse conhecimento mais concreto e profundo sobre o empreendimento na prática, traduz a importância da contabilidade.
E baseado nesses dados proporcionados por demonstrações, relatórios e planilhas contábeis, por exemplo, torna mais efetivo e fácil projetar investimentos, sustentar atividades do negócio ao longo do tempo e planejar ações.
Portanto, sem a contabilidade empreendedora, o empresário está atirando no escuro e isso é muito arriscado para seu negócio.
Benefícios da contabilidade empreendedora
A contabilidade empreendedora é essencial, porque o empreendedorismo anda junto da contabilidade.
Nesse sentido, atualmente, cada atividade realizada dentro de uma empresa precisa ser planejada.
Além disso, a legislação que rege os empreendimentos e suas responsabilidades é complexa e diversa, então, a contabilidade empreendedora atua como um facilitador na administração.
Ademais, os principais benefícios da contabilidade empreendedora, consiste em:
O setor de compliance
Por meio da contabilidade empreendedora, há o reforço do compliance.
Desse modo, a atuação de uma empresa, independente de seu porte, necessita atender a legislação quanto a diferentes aspectos, incluindo, aspectos trabalhistas, tributários e fiscais.
Além disso, a contabilidade empreendedora atua justamente como uma aliada em todos esses aspectos.
Nesse sentido, os contadores dominam as principais questões legais que influenciam na atuação de uma empresa, incluindo descumprimentos e erros as normas, dificultando de ocorrer.
Ademais, a contabilidade empreendedora reduz a possibilidade de uma empresa ter riscos de prejuízos com o pagamento de multas por descumprir obrigações, não respeitar os direitos trabalhistas.
Como também, não recolher os tributos de forma apropriada ou se envolver em práticas criminosas, que são situações mais graves.
A contabilidade empreendedora fornece muitas outras vantagens para o cotidiano de uma empresa, principalmente para negócios de pequeno e médio porte, que necessitam de apoio, suporte e orientação estratégico no início.
A contabilidade empreendedora também irá auxiliar quanto a elisão fiscal, apoio para a tomada de decisão, planejamento de tributos, estrutura do orçamento, controle de passivos e ativos, suporte informativo com informações reais e precisas sobre as atividades do negócio.
Controle financeiro maior
Através de expedientes típicos de contabilidade, o empreendedor pode ter acesso à maioria das informações que precisa para entender a performance do seu negócio e tomar decisões mais assertivas.
Nesse sentido, ele consegue ter um controle financeiro maior, fazendo com que evite uma séria de coisas.
Além disso, inclusive, o endividamento, assunção de compromissos de maneira desenfreada, desperdício de capital, aumento de custos e de outras coisas que interferem no orçamento e investimentos em momentos errados.
Sendo assim, mediante controle do orçamento, tudo é facilitado.
Custo/benefício para o negócio
Mesmo que a realidade já tenha mudado muito no decorrer dos anos, muitos empresários continuam vendo a contabilidade como um custos para o negócio.
Com isso, insistem em assumir todas as responsabilidades e atividades, muitas vezes trazendo riscos e prejuízos para os negócios.
E embora a contabilidade empreendedora seja um aumento no custo da empresa, é necessário pontuar seu custo, mas também seu benefício.
Desse modo, embora tenha custos, as vantagens fornecidas por esse serviços, pelos profissionais de contabilidade são maiores.
Ademais, a contabilidade empreendedora é a chave para profissionalizar o negócio, para uma atuação regular e competitiva.
Em pequenas e médias empresas, a contabilidade assegura uma visão mais estratégica para o empreendedor, por meio da leitura de informações vindos da própria atividade.
Além disso, atualmente, já se fala em outsourcirg contábil, ou seja, uma prática destinada a terceirização de procedimentos desse segmento, a uma empresa especialista.
Assim, quem terceiriza não necessita cobrir todos os custos de manutenção de um grupo dedicado e não precisa ter um ambiente exclusivo para as atividades.
Por fim, essa estratégia, é muito útil para negócios de pequeno porte, que não conta com muitos recursos e não apresentam uma contabilidade mais simples, facilmente passada a um terceiro especialista.