Simples Nacional: Impostos inclusos dentro do regime para empresas

Você com certeza já ouviu falar do Simples Nacional. Esse regime de tributação é bastante vantajoso para microempresas e empresas de pequeno porte porque simplifica o pagamento dos tributos, reunindo diversos impostos em uma única guia. Hoje, vamos detalhar quais são esses impostos inclusos.

O que é o Simples Nacional?

O Simples Nacional é um regime tributário relativamente novo, criado no ano de 2006. Desde o início, seu intuito foi muito claro: reduzir os custos e a burocracia para Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).

E de que forma acontece, na prática, essa desburocratização?

Para as empresas optantes pelo Simples Nacional, os impostos são pagos em uma única guia, o DAS – Declaração de Arrecadação do Simples Nacional. Isso evita que o empresário precise emitir e pagar vários documentos diferentes, reduzindo a complexidade e as chances de erros.

Quais são os impostos incluídos no DAS?

O DAS reúne tanto tributos federais quanto municipais ou estaduais (a depender da natureza da empresa), sendo:

ISS – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza

Tributo municipal que incide sobre empresas e prestadores de serviços. Sua alíquota fica entre 2% e 5%, dependendo do tipo de serviço e também da tabela do município. Todas as empresas que atuam como prestadoras de serviços precisam recolher esse imposto. A única exceção é quando esse serviço é prestado fora do Brasil.

PIS/PASEP – Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público

PIS e PASEP são impostos de competência federal e se configuram como contribuições sociais pagas pela iniciativa privada. O objetivo desses tributos é melhorar a distribuição de renda, beneficiando, sobretudo, os trabalhadores que recebem salários menores.

Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social

Também é um tributo de competência federal com função social. Ele é cobrado sobre a receita bruta das empresas e tem a finalidade de financiar a seguridade social, ou seja, benefícios como previdência e assistência social.

IRPJ – Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica

O Imposto de Renda Pessoa Jurídica é outro imposto federal pago por todas as empresas com CNPJ ativo. No caso dos negócios enquadrados no Simples Nacional, o valor é calculado sobre o faturamento, mensurado pelas notas fiscais emitidas.

IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados

É cobrado sobre produtos fabricados na indústria nacional ou produtos estrangeiros importados. As alíquotas variam de acordo com o tipo de produto e podem ficar zeradas dependendo do caso, principalmente no caso de mercadorias essenciais.

CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido

O CSLL é um tributo federal cobrado sobre o lucro líquido que a empresa teve no período de referência. A alíquota é de 9% para empresas no geral e de 15% para aquelas caracterizadas como instituições financeiras.

CPP – Contribuição Patronal Previdenciária

A CPP é um imposto federal dedicado a financiar a Previdência Social. É arrecadado com base na remuneração concedida pela empresa aos empregados, profissionais autônomos e sócios (pró-labore).

ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços

O ICMS, por sua vez, é um tributo de competência estadual gerado toda vez que existe circulação de mercadoria ou prestação de serviço.

Simples Nacional paga mais algum imposto?

Todos os impostos que o empreendedor optante pelo Simples Nacional deve pagar estão reunidos no DAS. A única possível exceção é se, após a declaração anual do IRPJ, for constatado que existe imposto a pagar. Nesse caso, será gerada uma guia específica.

Como pagar o DAS?

O DAS pode ser gerado mensalmente pela internet, no Programa Gerador de DAS (PGDAS). Depois, é só pagar o boleto em qualquer aplicativo bancário, agência ou casa lotérica.

A tributação no Simples Nacional realmente simplifica e reduz os custos das empresas optantes pelo regime, sendo um grande facilitador para autônomos, por exemplo, que precisam formalizar a sua atuação.

Tem dúvidas sobre o Simples Nacional? Entre em contato com a nossa empresa!

COMPARTILHE

Acessoria especializada no seu seguimento 

Dúvidas?
Entre em contato

Acessoria especializada no seu seguimento

Conheça nossos planos

Dúvidas?
Entre em contato

Fale com um especialista
Rolar para cima